Com fim do Agosto Dourado, vereadora destaca banco de leite

A vereadora Nina Santin Camello (Progressistas) destacou, na sessão desta terça-feira (31) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, o término da campanha Agosto Dourado, mês de incentivo e divulgação do aleitamento materno. Na tribuna do Legislativo, a parlamentar lembrou que o leite materno é a melhor fonte de nutrição para bebês e a forma de proteção mais econômica e eficiente para diminuir as taxas de mortalidade infantil, sendo capaz de reduzir em até 13% os índices de mortes de crianças menores de 5 anos, segundo dados do Ministério da Saúde. A cor dourada foi escolhida para representar a data por estar relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

Desta forma, Nina destacou e enalteceu o Banco de Leite Humano do Hospital Jaraguá, fundado em 2007, e que atende em média 40 bebês por dia. A vereadora relata que, em 2020, um total de 551 crianças foram beneficiadas com o programa. A iniciativa oferece serviços de coleta, seleção, processamento, armazenamento, controle de qualidade e distribuição do leite doado por 51 mulheres da região cadastradas no hospital. Desde 2013, o Banco de Leite do HMJ tem a certificação internacional na categoria Ouro do Programa Ibero-americano de Bancos de Leite Humano.

“Quero parabenizar o Hospital e Maternidade Jaraguá por esse trabalho maravilhoso que vem prestando a nossa comunidade e a essas mães que muitas vezes não têm o aleitamento materno naquele momento, mas sabemos que há um trabalho voluntário sendo feito por muitas mães”, ressaltou.

Confira a sessão:

Sessão Ordinária - 31/08/2021