Combate ao maruim, vendedores ambulantes e outros assuntos

Estes foram alguns dos assuntos abordados pelos vereadores de Jaraguá do Sul na sessão ordinária desta quinta-feira (26) na Câmara Municipal.

PATROLAGEM

Celestino Klinkoski (PP) pediu ao líder de governo, Pedro Garcia (PMDB), o patrolamento de vias da comunidade do Alto São Pedro, pois, segundo ele, nada foi feito até agora, mesmo pedindo diversas vezes desde o início do ano. Ele avisa que a comunidade Ribeirão Rodrigues também precisa de patrolamento e macadame. Klinkoski afirmou que o povo que mora no interior é um povo sofrido e pediu que o Executivo desse um pouco mais de atenção a ele.

COMBATE AO MARUIM

Eugênio Juraszek (PP) destacou a reunião em Florianópolis com o secretário-adjunto da Agricultura, Athos de Almeida Lopes Filho, sobre a instalação do laboratório de pesquisa de combate ao maruim. O vereador ressaltou que o trabalho já está dando frutos e que o secretário se dispôs a ajudar. Juraszek também pretende conversar com os vereadores de cidades da região do Vale do Itapocu para buscar recursos para a compra dos equipamentos do laboratório. Segundo ele, o total dos custos com os equipamentos é de R$ 400 mil.

CAPELAS MORTUÁRIAS

Juraszek também avisou que sua equipe já mapeou dois terrenos para a construção de uma capela mortuária na Barra do Rio Cerro. Esta é uma demanda da comunidade em que o parlamentar está se empenhando há alguns meses.

O vereador Ronaldo Magal (PSD) sugeriu que, quando a capela estiver sendo construída, lembrem-se da acessibilidade do local para que pessoas com deficiência física possam acessar com tranquilidade. Magal afirma que já pediu ao Executivo que faça a acessibilidade das demais capelas do município, mas que até agora não foi atendido.

Anderson Kassner (PP) também relatou que os munícipes estão reclamando da limpeza das capelas. Ele pediu ao líder de governo, Pedro Garcia, que verificasse a situação dos locais.

Garcia assegurou que vai visitar todas as capelas nesta sexta-feira (27) junto a funcionários da Prefeitura para dar encaminhamento a essas demandas.

VENDEDORES AMBULANTES

Jackson Ávila (PMDB) disse que foi procurado por vendedores ambulantes por conta das apreensões de suas mercadorias e multas que têm recorrentemente sofrido. O vereador salienta que este é um assunto complexo, pois envolve também os comerciantes que pagam seus impostos e seus encargos trabalhistas em dia e não podem sofrer uma concorrência injusta. Ávila alerta que é preciso encontrar uma solução que seja boa para os dois lados, já que todos precisam trabalhar.

CONVITE DA SOCIEDADE INDEPENDÊNCIA

Eugênio Juraszek também convidou os demais parlamentares e a comunidade jaraguaense para o almoço de comemoração aos 25 anos da sede social da Sociedade Atiradores Independência. O evento será no domingo (29) às 11h na sede da entidade. Logo após o almoço, haverá a apresentação de um grupo folclórico e uma tarde dançante para o público.

A sessão completa está no canal da TV Câmara: https://www.youtube.com/watch?v=VNG3x3m75yI&t=3925s