Alertar a população sobre notícias falsas e a desinformação é um dos objetivos do Mês de Conscientização, Orientação e Combate às Fake News. A inclusão da data ao Calendário Oficial de Jaraguá do Sul ocorreu em 2023, e institui uma série de medidas para educar e orientar a população sobre o impacto e uso de notícias fabricadas, descontextualizadas e manipuladas, especialmente no ambiente digital, e dos prejuízos que elas causam à população.
A chegada da internet à maioria da população do país facilitou a propagação de conteúdos fabricados, falsos, caluniosos, fora de contexto ou distorcidos, que são usados, muitas vezes, como arma política para a conquista de votos. O disparo em massa, especialmente por meio de aplicativos como o WhatsApp e o Telegram, intensifica essa disseminação, que muitas vezes é direcionado a pessoas que já têm posições políticas definidas; assim, mais suscetíveis a encaminhar o conteúdo adiante.
No Brasil, 38% das pessoas usa o WhatsApp como ferramenta de consumo de notícias, de acordo com relatório do Instituto Reuters de 2024. O índice é mais que o dobro comparado com a Alemanha (15%), e quase o quádruplo se comparado com o Reino Unido (10%). 74% dos brasileiros consomem notícias pela internet, especialmente pelo celular; número seguido pela televisão, que registra 50%. Uma a cada quatro notícias divulgadas pelo WhatsApp são classificadas como fake news, de acordo com pesquisa feita pelo Instituto Ideia em 2023.
Títulos chamativos e sensacionalistas, erros de português, notícias antigas e sites ou canais desconhecidos são algumas das evidências que indicam a falsidade ou falta de contexto de alguma notícia. Se algum fato chama muito a atenção, é importante verificar se outros meios de comunicação confiáveis replicaram a informação.
A lei que institui a data em nível municipal, de autoria do vereador Almeida (MDB), também busca promover palestras, seminários, debates sobre o tema em espaços públicos e de ensino, campanha de conscientização nas redes sociais, em estações de televisão e rádio locais, distribuição de materiais educativos, como cartilhas, realização de oficinas de capacitação para identificação de notícias falsas e de checagem de informação e estímulo à participação de especialistas e profissionais da comunicação em eventos relacionados ao tema.
Além do combate à desinformação, as datas de setembro em Jaraguá do Sul também ressaltam a inclusão social da pessoa com deficiência, condições médicas como o retinoblastoma e o trabalho de profissionais de Educação Física nas unidades escolas do município. Confira a seguir o calendário oficial desse mês:
01 – Dia do Profissional de Educação Física – (Lei Municipal nº 4.435/2006);
07 – Dia da Independência do Brasil (Feriado Nacional);
15 – Dia do Cliente – (Lei Municipal nº 3.864/2005);
21 – Dia de Luta da Pessoa Portadora de Deficiência – (Lei Municipal nº 6.959/2014);
22 – Dia da Bicicleta – (Lei Municipal nº 2.830/2001);
29 – Dia do DeMolay – (Lei Municipal nº 7.948/2019).
-
Semanas
– Semana do Profissional de Educação Física, na primeira semana do mês – (Lei Municipal nº 5.358/2009);
– Semana da Cristianfest – Festival Gospel de Jaraguá do Sul, a ser comemorado anualmente na segunda semana do mês de setembro – (Lei Municipal nº 8.816/2021);
– Semana da Bicicleta, na semana do dia 22 – (Lei Municipal nº 2.830/2001);
– Semana da Conscientização Contra o Câncer Ocular Infantil – Retinoblastoma, a ser realizada anualmente, na semana que incluir o dia 18 de setembro – (Lei Municipal nº 9.543/2023);
-Semana Municipal da Juventude – (Lei Municipal nº 5.949/2011).
-
Mês alusivo
– Setembro Branco da Inclusão, de conscientização da inclusão social da pessoa
com deficiência – (Lei Municipal nº 7.818/2018)
– Mês de Conscientização, Orientação e Combate às Fakenews (Lei Municipal nº 9.349/2023)