Comitiva de Vereadores Mirins da região cumpre agenda em Brasília

A comitiva de vereadores mirins das Câmara de Jaraguá do Sul,  Guaramirim, Massaranduba e Schroeder, que formam a bancada da Avevi na Câmara dos Deputados, em Brasília, cumpre uma agenda cheia de atividades. Desde que desembarcaram na Capital Federal, na quarta-feira (23), os jovens parlamentares já participaram de várias reuniões em gabinetes dos deputados e senadores, além da programação do Câmara Mirim 2019, que reúne mais de 200 estudantes de todo o país.

Na tarde desta quinta-feira (24), o programa de educação política vai simular a atividade legislativa, a partir de projetos de lei elaborados por alunos do ensino fundamental. Dentre quase 900 propostas apresentadas, três foram selecionadas e serão debatidas e votadas pelos deputados mirins. A experiência promove um intenso exercício de cidadania, que envolve crianças e adolescentes, professores, escolas públicas e particulares e câmaras mirins municipais há 14 anos.

Neste ano, 11 representantes da Câmara Mirim de Jaraguá do Sul integram a comitiva, sendo um estudante de cada escola participante do Programa Vereador Mirim 2019. Eles estão acompanhados por dois servidores do Legislativo Municipal.

O CÂMARA MIRIM é um programa de educação política no qual crianças e adolescentes são incentivados a construir ideias para melhorar o Brasil, de forma coletiva, exercitando habilidades de cidadania. Uma das práticas envolve Projetos de Lei elaborados pelos próprios estudantes. Os projetos selecionados integram a pauta de discussão e votação de deputados mirins, em dois eventos realizados em Brasília, na Câmara dos Deputados: uma Reunião Mirim de Comissão e uma Sessão no Plenário Ulysses Guimarães.

Para a participação do evento a Câmara Mirim de Jaraguá do Sul teve que elaborar uma redação com o tema: Como posso estimular o diálogo em sala de aula e preparar estudantes para um debate em que prevaleça o respeito?”
A redação deveria ter no mínimo 20 linhas e no máximo 40 linhas e ser encaminhada até o dia 25 de janeiro de 2019. Foram
selecionadas as quatro melhores redações da modalidade Educadores Parceiros e as dez melhores da modalidade Novos Educadores.

Em Santa Catarina, Jaraguá do Sul foi uma das entidades selecionadas para participar deste evento, juntamente com a Câmara de Blumenau.

Importante destacar, que foram disponibilizadas 30 vagas para Jaraguá do Sul. Por estabelecer o número de 11 participantes, as demais vagas foram divididas entre as Câmaras Mirins de Guaramirim (9), Massaranduba (6) e Schroeder   (4) que, juntamente com Jaraguá do Sul, formam a bancada da AVEVI na Câmara de Deputados.

O presidente da Avevi, vereador Arlindo Rincos também está em Brasília, onde acompanha a programação do Câmara Mirim 2019.