Comitiva de Antônio Carlos busca informações sobre o Vereador Mirim

Uma comitiva de Antônio Carlos, município com cerca de oito mil habitantes localizado na região da Grande Florianópolis, viajou mais de três horas até chegar em Jaraguá do Sul na manhã desta quarta-feira (22). O objetivo da viagem? Conhecer o Programa Vereador Mirim da Câmara Municipal jaraguaense e levá-lo de exemplo para a cidade que fica a 32 km da capital catarinense. Fizeram parte do grupo os vereadores Edinei Guésser, Leonardo Holffman, Abraão José Feltes e funcionários da Prefeitura e da Câmara de Vereadores de Antônio Carlos.

A orientadora educacional que fez parte da comitiva, Bruna Nau Malagoli, frisa que Antônio Carlos atualmente conta com quatro escolas (uma estadual e três municipais) e cerca de 2100 alunos. Eles assistiram à sessão mirim que ocorreu na manhã desta quarta-feira e logo após tiveram uma conversa com o gerente de Comunicação, Gabriel Vieira, e com o coordenador do Programa Vereador Mirim, Joel Luís Corrêa, a fim de conhecer os detalhes do projeto.

Comitiva de Antônio Carlos acompanha sessão mirim desta quarta-feira (22)

Geraldo Zimmermann, assessor parlamentar da Câmara Municipal de Antônio Carlos, conta que a ideia de implantar o Vereador Mirim no município surgiu em um curso que ele e outros servidores municipais fizeram na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), oportunidade em que puderam conhecer a iniciativa. Segundo ele, nas conversas para dar andamento à ideia, descobriu-se que o Legislativo antônio-carlense já havia aprovado uma lei em 2017 criando a Câmara Mirim na instituição, mas que, por algum motivo, não foi posto em prática. “Por falta de empolgação ou por alguma outra dificuldade, não levaram para frente”, frisou.

E foi na própria Alesc que Zimmermann encontrou a sugestão para conhecer o Vereador Mirim realizado em Jaraguá do Sul. “Era preciso ir à outra Câmara para aprender. Na própria Alesc deram a sugestão de procurar a Câmara de Jaraguá do Sul e que ia ser um grande exemplo”, explicou.

O assessor também afirma que o que mais lhe chamou a atenção na visita realizada foi a estrutura que é oferecida aos mirins jaraguaense, praticamente a mesma que é utilizada pelos vereadores adultos, incluindo o sistema de votação, o material de expediente e o apoio jurídico da Casa de Leis. “O que mais me chamou a atenção é que o vereador mirim é visto com valorização, com certeza ele se sente empoderado da função que tem e com a mesma valorização de um vereador adulto. O próprio sistema de votação é o mesmo utilizado pelos adultos. Eu achei fantástico. Mostra a valorização que a Câmara está dando a eles”.

Para o coordenador do Programa, Joel Luís Corrêa, são essas visitas que mostram que o Legislativo jaraguaense está no caminho certo na condução do Vereador Mirim. “Ser referência para outros municípios é muito importante para o reconhecimento do trabalho realizado no Programa Vereador Mirim da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul. Dividir a nossa experiência fortalece ainda mais as ações de cidadania do Poder Legislativo”, salientou.

Coordenador do Programa, Joel Luís Corrêa, mostra o uniforme dos vereadores mirins de Jaraguá do Sul