Comunidade da Paz pede para utilizar a Escola Arnoldo Schultz, no Rio da Luz

Na sessão dessa terça-feira (13) na Câmara de Vereadores, representantes da Associação de Moradores do bairro Rio da Luz e da Comunidade da Paz de Confissão Luterana usaram a Tribuna Popular para pedir à Prefeitura de Jaraguá do Sul permissão para utilizar as dependências da Escola Arnoldo Schultz para suas atividades. O vereador Ademar Winter (PSDB), que convidou as entidades, foi autor de uma indicação que leva o pedido ao Executivo. Os representantes cogitaram inclusive a devolução do terreno da Escola para a Associação do bairro, já que o local foi doado por um morador do Rio da Luz em 1909.

Segundo a vice-presidente da Associação, Cláudia Piske, atualmente a Prefeitura só tem gastos com aquela escola, que foi municipalizada em 1994 e desativada em 2012. Ela explica que os gastos são com a limpeza, com a manutenção e com as contas de luz do prédio. Cláudia alega que tudo isso é feito para manter as aulas de alemão que são realizadas nas noites de sexta-feira, mas que são frequentadas por poucos alunos, em torno de cinco pessoas.

O líder de governo no Legislativo, Pedro Garcia (MDB) afirmou que existem horários disponíveis para que as entidades utilizem o espaço. Para a Associação de Moradores há um horário em todas as segundas terças-feiras do mês das 19h30 às 20h30 e para a Comunidade da Paz nos segundos e quartos sábados do mês em qualquer horário. “As demais atividades só com 5 dias de antecedência, com pedido feito à Secretaria de Educação”, explica.

A indicação que pede a cedência do espaço foi aprovada por unanimidade e encaminhada à Prefeitura.

Link da sessão: https://youtu.be/gQIBpmm2cbM?t=4742