Comunidade em Foco aborda a emergência causada pela dengue

O programa Comunidade em Foco tem o objetivo de aproximar as entidades, instituições e organizações de Jaraguá do Sul com a população que acompanha as atividades legislativas pelo canal da TV Câmara Jaraguá e nas redes sociais da Câmara de Vereadores do município. O tema do programa desta semana é a Dengue e as entrevistadas são Valéria Simone Greco, supervisora de controle de Zoonoses, e Maria Bernardini, agente de combate às endemias, servidoras da Prefeitura jaraguaense.

A Dengue é uma doença infecciosa febril aguda, que pode se apresentar de forma benigna ou grave, dependendo de alguns fatores, entre eles: o vírus envolvido, infecção anterior pelo vírus da dengue e fatores individuais como doenças crônicas (diabetes, asma brônquica, anemia falciforme).

Segundo o Boletim Epidemiológico da Dengue, da Secretaria Municipal de Saúde, divulgado nesta semana, os casos notificados em Jaraguá do Sul já somam 1.321 (449 a mais do que na semana anterior, o que representa um aumento de 51,5%). Casos confirmados já são 244 (110 a mais do que no boletim anterior, o que representa um salto de 82% no período).

O número de focos também segue em alta. Passou de 577 para 682 (105 a mais). Os bairros Ilha da Figueira (57 focos) Centro (46) e Vila Nova (39) apresentam a maior concentração de focos do Aedes aegypti.

Confira o que as entrevistadas disseram sobre o assunto:

Comunidade em Foco: Combate à Dengue

A prevenção da dengue está ao alcance de todos e medidas simples podem evitar a proliferação do mosquito. Ao vistoriar os ambientes onde vive, a pessoa deve observar as seguintes situações:

1º Guardar objetos que acumulam água em locais secos e protegidos da chuva, faça furos para escoamento;

2º Manter as calhas para água da chuva desobstruídas;

3º Tratar a água de piscinas com cloro e limpe-as semanalmente;

4º Conservar caixas d’água vedadas e cobrir o extravasor (ladrão) com tela;

5º Eliminar pratos embaixo de vasos de plantas e evitar plantas aquáticas;

6º Lavar semanalmente os potes de água dos animais domésticos;

7º Manter ralos vedados e higienizar semanalmente com água sanitária;

8º Descartar latas, tampas e embalagens em sacos plásticos bem fechados;

9º Vedar caixas e tambores de captação de água da chuva, realizando higienização regular.

Ao notar algum sintoma, é importante procurar orientação médica, pois as manifestações iniciais podem ser confundidas com outras doenças, como febre amarela, malária ou leptospirose e não servem para indicar o grau de gravidade da doença. Para denunciar possíveis focos de mosquito, basta ligar na Ouvidoria SUS no telefone 0800 642 0136.