Comunidade em Foco: entrevista com coordenadora técnica do Hemosc

O programa Comunidade em Foco desta semana conversou com a coordenadora técnica do Hemosc de Joinville, Lisandra Bolduan, para esclarecer detalhes sobre a coleta de sangue e as atividades da instituição. O Hemosc é o responsável por todas as ações de captação de doação voluntária de sangue e medula óssea. Sua atribuição é garantir a qualidade e controle da coleta, qualificação do doador, produção e controle de qualidade de hemocomponentes, estocagem e distribuição para os serviços públicos e privados, fazendo a gestão estadual do estoque de sangue. Além disso, é referência para pacientes com doenças hematológicas, realizando transfusões, sangrias, aplicação de medicamentos, fornecimento de hemoderivados, entre outros procedimentos.

Lisandra destacou que um dos principais desafios enfrentados pelo Hemosc é a manutenção dos estoques, uma preocupação constante para atender todas as demandas da região. Sobre a dificuldade para incentivar a doação de sangue na comunidade, ela ressalta que Jaraguá do Sul é uma cidade acolhedora, com uma população engajada na causa da doação de sangue. Por conta disso, os projetos realizados são sempre bem sucedidos, como as campanhas que visam sensibilizar a população sobre a importância da doação.

Quanto aos critérios e procedimentos para se tornar um doador de sangue, Lisandra explica que há requisitos como idade mínima de 18 anos, peso mínimo de 50 kg, boa saúde, entre outros. Ela salienta a importância de seguir esses critérios para garantir a segurança do processo de doação.

Sobre os tipos sanguíneos mais necessários, a coordenadora aponta que todos são importantes, mas o estoque varia conforme a demanda e as doações recebidas. Ela incentiva os doadores a verificar o estoque atual no site do Hemosc, que é atualizado diariamente. Quanto à segurança e qualidade do sangue coletado, a profissional menciona os testes realizados em todas as amostras, seguindo uma legislação específica para garantir a qualidade do sangue utilizado.

Para manter um suprimento contínuo de sangue, o Hemosc colabora com outras instituições de saúde na região por meio de parcerias e uma rede estadual de coleta e distribuição de sangue. Durante crises como a pandemia de COVID-19, por exemplo, o Hemosc enfrentou desafios adicionais, mas aprendeu lições importantes e está mais preparado para situações semelhantes no futuro. Para mais informações, visite o site do Hemosc.

Confira o bate-papo completo:

Comunidade em Foco: Hemosc