Convidado fala sobre importância da Agricultura Familiar

Participou da sessão ordinária desta quinta-feira (28), Werner Schuster, membro da Associação Jaraguaense de Agricultura. O requerimento para sua presença foi feito pelo vereador Ademar Braz Winter (PSDB), com a intenção de que Werner explanasse sobre a agricultura familiar.

Schuster, que já foi Secretário de Agricultura na Administração de Geraldo Werninhaus, ressaltou a necessidade de mais atenção e investimentos na agricultura familiar. Mencionou dados relacionados ao setor e que mostram que, atualmente, o país conta com 4 milhões de produtores familiares (pequenos agricultores), que geram 72% dos alimentos consumidos no meio urbano e empregam 13 milhões de pessoas. “Mas ninguém tem consciência disso”, lamentou.

O convidado falou ainda sobre alguns projetos desenvolvidos durante sua gestão na pasta da agricultura, como a criação de duas unidades de produção (adaptando o espaço de escolas abandonadas), a criação da associação jaraguaense dos aquicultores, elaboração de um projeto para uma unidade de minimamente processados, distribuição de 526 mil mudas de árvores nativas, 566 mil alevinos distribuídos e vistoriadas 388 pequenas propriedades rurais do município. “Com raras exceções, nunca houve neste país, uma política pública voltada efetivamente para a agricultura familiar”, novamente lamentou Werner Schuster.

Os vereadores enalteceram a participação do ex-secretário e seu profundo conhecimento sobre agricultura familiar. “Obrigado pela explanação, um conhecimento enorme que o senhor tem”, frisou o presidente Anderson Kassner. “O senhor arrumava sementes, máquinas, tratores, dava jeito de tudo”, lembrou Ademar Braz Winter.