Na sessão dessa quinta-feira (03), representantes da Sociedade Centenário estenderam na tribuna da Câmara de Jaraguá do Sul um convite para a 30º Festa Estadual do Colono, que ocorrerá nos dias 11, 12 e 13 de julho, no bairro Rio da Luz. O chamado foi feito por Casilia Alice Horst, rainha da última festa, e pela rainha mirim Milena.
“A edição passada foi maravilhosa, essa promete ser ainda melhor”, garantiu Horst. O evento contará com apresentações de artistas locais e nacionais, além de grupos folclóricos, atividades tradicionais e gastronomia típica da região, com oferecimento de pratos como marreco, strudel, cucas e churrasco. Cervejarias locais também estarão presentes na festa.
“Participem, levem amigos, familiares, a gente estaria honrada de ter a presença de qualquer um de vocês ali”, acentuou Horst ao se dirigir ao plenário.
O pedido foi reforçado pelos vereadores. O presidente da casa legislativa, vereador Almeida (MDB), classificou a festa como um “patrimônio cultural da cidade”.
A vereadora professora Natália Lucia Petry (MDB) reforçou a importância do evento como uma forma de preservar as tradições trazidas pelos colonizadores germânicos ao município. “Que nós façamos uma visita à Festa do Colono, vamos lá nos deliciar com a gastronomia alemã, também com a cultura alemã […] Eu participo da festa do colono desde a primeira edição e a cada ano ela vem melhorando”, declarou. A parlamentar também relembrou que boa parte desse esforço é feito de forma voluntária, que mantém viva a cultura da cidade.