Curso de Libras é realizado com vereadores mirins de Jaraguá do Sul

Os vereadores mirins de Jaraguá do Sul iniciaram, nesta quarta-feira (27) na Câmara Municipal, um curso intensivo sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras), modelo de comunicação gestual e visual utilizado com pessoas surdas. O curso será ministrado pelo professor Irineu Hencke, profissional contratado pelo Legislativo jaraguaense, através da Avevi (Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu), que faz as interpretações em Libras nas transmissões das sessões ordinárias dos vereadores adultos e também dos mirins.

Hencke é formado em Letras e Libras pela Aupex-Uniasselvi de Joinville e trabalha na área desde 2009. Atualmente, ele dá cursos particulares sobre a Linguagem de Sinais e já atuou nas redes municipais e estaduais de ensino. Segundo o intérprete, essa será uma formação em sinais básicos de comunicação para serem utilizados no dia-a-dia, como cumprimentos, informações sobre o clima e os sinais relacionados ao ambiente escolar.

Para o coordenador da Câmara Mirim, Joel Corrêa, o curso, além de levar conhecimento aos jovens, vai ajudá-los a entender as necessidades não só dos surdos, como também de outros deficientes físicos. “Entender essas necessidades também é tarefa de vereador e de cidadãos conscientes da realidade em que vivem. Faz parte da formação que nós queremos para o Programa Vereador Mirim”.

O curso tem carga horária de 20h e será ministrado sempre após as sessões dos vereadores mirins, às quartas-feiras.

Irineu Hencke é formado em Letras e Libras e trabalha na área desde 2009 Foto: Tiago Rosário/CMJS