Curso de oratória prepara vereadores mirins para atividades

Todo agente político precisa de desenvoltura ao se comunicar, seja para transmitir suas ideias da melhor forma possível ou para dialogar com a sociedade. Porém, não são somente os políticos que detêm ou que almejam um cargo eletivo em alguma esfera de poder que precisam se comunicar bem. Qualquer pessoa que participe de atividades públicas ou em grupo precisa saber se expressar, inclusive os vereadores mirins. É com esse pensamento que a Câmara Municipal de Jaraguá do Sul oferece todos os anos o curso de oratória aos parlamentares mirins do município.

Em 2022, a responsável por lecionar o curso aos mirins jaraguaenses foi a professora Rosane Vera. O treinamento, com carga horária de 10 horas, aplicou técnicas e exercícios de dicção, trabalhando questões de nervosismo ao falar em público, falar ao microfone, expressões corporais, postura, respiração e entonação, sempre visando fortalecer a autoestima dos jovens para que eles consigam desempenhar as atividades da Câmara Mirim da melhor forma.

Rosane Vera afirma que os jovens têm, por natureza, a espontaneidade e que isso não pode ser tirado deles durante os ensinamentos. Porém, vários problemas de comunicação podem ser trabalhados, como a postura e os vícios de linguagem. Para ela, o mais importante é fazer os estudantes entenderem o porquê de estar falando a outras pessoas e afirma que isso é a base de toda boa comunicação. “Você explica para ele que ele precisa ter uma justificativa: por que você está falando e para que você está falando? E se um vereador num plenário não souber essa diferença, eu te pergunto, como é que um público vai entender do que você está falando, o que você quer?”, explicou a professora.

Na última atividade do curso, nesta quarta-feira (4), os pequenos vereadores tiveram como tarefa a realização de um discurso em frente a uma plateia formada por eles mesmos e por alguns vereadores adultos. Cada um deles teve que escolher um tema que considera importante. Vários assuntos surgiram, como meio ambiente, economia, guerra na Ucrânia, entre outros. O vereador mirim Matheus Evangelista (EMEB Luiz Gonzaga Ayroso) fez um discurso sobre linguagem corporal e falou sobre o que aprendeu durante as atividades. “Esse curso vai ser muito importante par ao meu futuro. Antes eu não conseguia me comunicar direito com as pessoas, pois eu tinha muita vergonha. Agora depois do curso eu falo um pouco mais solto”, declarou.

A última aula do curso ocorreu nesta quarta-feira (4) no plenário da Câmara Municipal Foto: Tiago Rosário/CMJS

A mirim Elisa Amorim (EMEB Anna Töwe Nagel) disse que antes do curso tinha dificuldades em se expressar e expor suas ideias às pessoas e que, no curso, aprendeu detalhes sobre a postura e o jeito de falar que vão ajudá-la no decorrer do ano legislativo. “No trabalho de escola eu era muito tímida e agora eu consigo me soltar mais com o curso de oratória e ensinar meus colegas também, a postura deles, não ficar de costas para o público e outras coisas”, relatou.

Joel Luís Corrêa, coordenador do Programa Vereador Mirim, avaliou positivamente a realização das atividades e lembrou que o aprendizado também vai ajudar os adolescentes nas futuras atividades escolares. “O curso de oratória facilitará a comunicação dos estudantes durante as atividades do Programa Vereador Mirim e também servirá como auxílio das atividades desenvolvidas na escola”, salientou.

Os jovens parlamentares agora poderão praticar o que aprenderam durante o curso na próxima sessão da Câmara Mirim, na quarta-feira, dia 11 de maio.