Delegado da Polícia Civil apresenta ações para suprir a demanda da 15a Regional

O delegado da 15a Regional de Polícia Civil, Fabiano dos Santos Silveira, participou da sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul nesta terça-feira (10). O requerimento para sua participação foi do vereador Marcelindo Gruner (PTB) com o objetivo de apresentar as atividades desenvolvidas pela delegacia e as ações para ampliação da capacidade de atendimento à população.

Questionado pelos vereadores Celestino Klinkoski (PP) e Pedro Garcia (MDB) sobre o quadro de funcionários e sobre a estrutura da Regional que fica na Rua Martim Stahl, no bairro Vila Nova, Silveira deu um panorama das iniciativas que o Governo Estadual tem tomado para melhorar o serviço prestado. Segundo ele, dois novos peritos começaram a trabalhar no Instituto Médico Legal (IML) que fica no mesmo prédio e outras vagas poderão ser criadas em breve para suprir a grande demanda da comunidade, principalmente envolvendo a Ciretran que é onde está a maior procura. O agente da Civil também ressaltou que, atualmente, os mais variados processos que envolvem documentação estão sendo digitalizados e que nos próximos anos a demanda por atendimento presencial deve cair muito.

Marcelindo Gruner destacou o papel da Polícia Civil também na educação de crianças e jovens para a manutenção dos bons indicadores da segurança pública do município. O parlamentar lembrou que Jaraguá é uma cidade segura no quesito assassinatos, porém tem muitos problemas de violência contra as mulheres. Para ele, o trabalho deve ser feito no sentido de buscar punir exemplarmente aqueles que cometem esse tipo de crime e trabalhar na educação junto às escolas, tal qual é feito pela Polícia Militar com o Proerd. Silveira afirmou que várias entidades já procuraram a PC para construir parcerias e projetos de educação dos jovens e conscientização sobre a violência doméstica. Em 2020, segundo ele, esses projetos devem ganhar vida. Para o delegado, a violência dentro dos lares é o embrião de toda a violência da sociedade, pois as crianças que crescem assistindo a essas cenas de barbárie acabam por se tornar mais agressivas também na vida adulta.

Os vereadores Arlindo Rincos (PSD), Isair Moser (PSDB) e Eugênio Juraszek (PP) demonstraram preocupações com relação aos procedimentos para obtenção da carteira de motorista. Uma das principais ações que deve ser realizada na Ciretran é a descentralização dos exames de habilitação, segundo o delegado. Silveira avisa que novos locais para a realização desses testes práticos de direção devem ser disponibilizados em cidades vizinhas como Guaramirim, Schroeder, Corupá e Massaranduba. Isso irá desafogar a demanda em Jaraguá do Sul e diminuir o tempo de espera dos alunos entre a última aula na autoescola e a prova prática. Isso, segundo o delegado, deve também aumentar o índice de aprovação nos testes, já que os alunos vão estar mais preparados na hora do exame.

Link da sessão: https://youtu.be/VZxP9PkyX9o?t=1924