Descentralização dos serviços do PEV entra em pauta no Legislativo

Foto: PMJS

O Ponto de Entrega Voluntária (PEV) do bairro Nova Brasília, próximo à Arena Jaraguá, é uma iniciativa do Município de Jaraguá do Sul para que os munícipes tenham um lugar para descartar objetos que não podem ser jogados no lixo comum, como móveis, eletrodomésticos, pneus etc. O local é administrado pelo Samae e em 2022 realizou 8.477 atendimentos. Todavia, a maior parte das pessoas que utilizaram o PEV são de bairros próximos ao Ponto: Chico de Paulo (909), Vila Lenzi (888), Jaraguá Esquerdo (834), Nova Brasília (473) e Tifa Martins (468).

Segundo o vereador Osmair Gadotti (MDB), é preciso que os moradores jaraguaenses de bairros mais afastados tenham uma opção mais perto de suas residências. O parlamentar fez uma indicação legislativa na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul solicitando à Prefeitura jaraguaense a implantação de um novo PEV. Inicialmente, no bairro Nereu Ramos, mas, em conversa com os demais vereadores, ele chegou à conclusão que outros locais da cidade também necessitam de pontos de entrega voluntária.

Gadotti afirma que um PEV localizado em Nereu Ramos poderia atender à comunidade de outros bairros próximos, como Ribeirão Cavalo, Braço do Ribeirão Cavalo, Tifa Monos, Três Rios do Sul, Três Rios do Norte, Ribeirão Grande do Norte e Santo Antônio. O vereador alega que, por falta de um local mais nas redondezas, os moradores acabam abandonando materiais às margens de ruas, terrenos baldios e rios, causando transtorno aos seus vizinhos.

“A gente encontra esses materiais em terrenos baldios, estragando a visão de progresso e de limpeza da comunidade. Com o PEV nós não teríamos isso”, frisou Gadotti.

Anderson Kassner (PP) fez coro à ideia e lembrou que o município de São Bento do Sul-SC tem PEVs que permitem também o depósito de materiais de construção e de galhos de árvores em pequenas quantidades. Para ele, o PEV jaraguaense também deveria prestar esse serviço, com um limite de peso e volume, mas seria muito mais eficiente se esse local fosse perto da casa das pessoas.

“Quem vai atravessar a cidade para entregar o material do lado da Arena (Jaraguá)? Não tem como”, advertiu.

O vereador Jair Pedri (PSD) sugeriu ainda que a Prefeitura retomasse a realização do Bota-Fora, programa que levava aos bairros caminhões caçambas e recolhia os materiais de tamanho maior. A ideia do parlamentar é que o serviço seja feito uma vez por mês em cada bairro. Pedri alega que muitas famílias não têm condições financeiras de pagar frete para levar os objetos ao PEV do Nova Brasília e que acabam abandonando os materiais no meio ambiente.

Bota-Fora atendia os moradores em suas residências Foto: PMJS

A indicação de Gadotti foi aprovada por unanimidade na sessão desta quinta-feira (2) e enviada ao Executivo para análise.

Sessão:

Sessão ordinária - 02/02/2023