Dia do Voluntário é celebrado na Câmara

DSC00951A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul homenageou ontem, 05, àqueles que prestam serviços humanitários em nossa cidade como forma de lembrar o Dia Internacional do Voluntário. A data foi instituída em nosso município através da Lei nº 5817/2010.

Segundo a definição das nações unidas, o voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades. O voluntário ajuda quem precisa, contribuindo para um mundo mais justo e mais solidário.

A vereadora Natalia Lúcia Petry, autora da Lei que institui a homenagem, parabenizou os homenageados e contou que convive com o trabalho voluntário desde criança. “Meu pai vivia mais envolvido com os trabalhos da comunidade do que em casa e minha não era diferente”, revelou. “Por perceber a importância de destacar essas atividades, propusemos uma lei municipal para reconhecer o voluntariado nas mais variadas frentes”, completou.

O prefeito, Dieter Janssen, que esteve presente na solenidade juntamente com o vice-prefeito, Jaime Negherbom, também parabenizou os envolvidos em trabalhos voluntários e destacou o trabalho de algumas entidades. “Em nosso município possuímos belos exemplos de voluntariado como a Ama (Associação de Amigos do Autista), a Rede Feminina de Combate ao Câncer, todo o pessoal da Apae”, disse citando algumas das entidades que prestam esse tipo de trabalho em Jaraguá do Sul. “O que seria do setor público se não fosse o voluntariado fazendo com que nossa cidade fique cada vez mais forte, mais bela”, finalizou.

Dez munícipes foram escolhidos para receberem a homenagem do Dia Internacional do Voluntariado pelas atividades que realizam em nossa cidade. São eles:

Agnelo Macarini presta diversos serviços à comunidade. Participa de Associações de Pais e Professores há 31 anos, cinco deles no Albano Kanzler e 26 anos na escola Anna Towe Nagel. Agnelo também participa da Associação de Moradores do bairro Agua Verde há mais de 12 anos e há 10 contribui com seu trabalho no Conseg e Comen. Além disso, ele atua como catequista há mais de 20 anos na comunidade São Judas Tadeu, auxiliando jovens e adultos.

Denyse Zimmermann foi uma das fundadoras da Ajap (Associação Jaraguaense de Artistas Plásticos) e ajudou na realização de varias exposições coletivas e individuais. Ela também criou a logomarca oficial da Shutzenfest e fez parte durante 10 anos da comissão organizadora da festa.

Carla Mariane Stolf trabalha como voluntária na creche Onélia Muller Ersching e há quatro anos faz parte da APP da escola Antônio Estanislau Ayroso. Há 9 anos participa do Clube de Mães Imaculada Conceição onde  é coordenadora. Lá ela ensina pintura em tecido e outros artesanatos.

Nilda Bachmann Leskowicz nasceu em Jaraguá do Sul, faz parte do presbitério da comunidade da Vila Lenzi e é conselheira paroquial. Ela realiza trabalhos voluntários na comunidade há mais de 20 anos, desde a adolescência.

Miguel Francener foi um dos fundadores da Casa Padre Aloísio Boeing. Na época, largou seu negócio, um mercado, que ficou nas mãos de sua esposa, para se dedicar integralmente a este trabalho desafiador. Ele ajuda a diminuir a dor daqueles que sofrem pelos males causados pelas drogas.

Alberto Maciel Costa, mais conhecido como Maranhão, criou em Jaraguá do Sul o Compedi, Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência. O Compedi é formado por 18 conselheiros de diversos segmentos e tem como objetivo obter o maior número possível de informações sobre os direitos das pessoas com deficiência na busca de respostas e soluções para os questionamentos e reclamações dessa parcela da sociedade.

Cassius Gilberto Gonçalves tem como princípios o bem estar da família, o compromisso com o trabalho e prima pelo bem estar de toda sua comunidade. Empresário há 17 anos, ele, além de outras atividades atua na Associação de Amigos do Autista de Jaraguá do Sul, a Ama.

Ilza Bernardo de Almeida trabalhou com a Pastoral da Criança. Ela também auxilia a comunidade Nossa Senhora Rainha da Paz onde é líder do grupo bíblico há oito anos. Como coordenadora ela auxilia há um ano na ação comunitária do bairro Barra do Rio Molha.

Liana Segalla atua há nove anos na Rede Feminina de Combate ao Câncer. Ela coordena o grupo de apoio e assistência no hospital São Jose, onde as voluntárias recebem os pacientes que vem de toda região para sessões de radioterapia, oferecem alimentos e uma palavra de conforto enquanto aguardam a vez para o atendimento.

Ambrósio Iargas apaixonou-se pela doação de sangue e em 38 anos como doador ele já realizou 152 coletas.