Dia Internacional da Mulher é celebrado na Câmara

DSC04475Em solenidade ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, a Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul homenageou algumas mulheres que contribuíram fortemente para o desenvolvimento das comunidades jaraguaenses onde estão inseridas.

A data, decretado em 1975 pela ONU, é um lembrete das mortes de trabalhadoras norte americanas que, em 1857, após dias de greve por melhores condições de trabalho, salários e redução da jornada de trabalho, foram queimadas vivas dentro de uma fábrica.

A vereadora Natália Lúcia Petry foi a homenageada especial da noite. O pedido da homenagem partiu do presidente do Poder Legislativo, Arlindo Rincos, e foi acolhida pelos demais pares.

Cada uma das homenageadas pela Câmara Municipal foi apontada por um vereador tendo como base suas ações em prol da população jaraguaense, são elas:

Margarete Tonim Romano, homenageada do vereador Arlindo Rincos. Margarete participa de trabalhos sociais há 10 anos. Em 2003 iniciou a coordenação de um clube de idosos. Ela também foi presidente da Associação de Moradores da Vila Rau durante dois anos e continua participando das reuniões até hoje.

Marines Rodrigues da Silva, homenageada do vereador Jair Pedir, está sempre pronta a ajudar o próximo. Marines é muito procurada por pessoas que buscam os mais diferentes tipos auxílio como doação de roupas, alimentou ou móveis.

O vereador João Fiamoncini homenageou Eunice Parno Muller. Em 1987, iniciou seus trabalhos como assistente pastoral onde já atuou com crianças, adolescentes, jovens, casais e mulheres.

Amarildo Sarti homenageou Silvia Muller. Silvia é do lar, mas sempre participou ativamente das atividades da igreja, grupo de idosos e clube de mães da comunidade.

A irmã Neide Emília Girolla foi a escolhida para ser homenageada pelo vereador Pedro Garcia. Em 1974 juntamente com o padre Aloísio Boeing fundou a fraternidade mariana do Sagrado Coração de Jesus.

O vereador José Osório de Ávila homenageou Maria Cordeiro Santouro. Nascida em 29 de setembro de 1936, é casada com o senhor Artur Santouro há 62 anos e sempre esteve a frente do círculo de orações e do coral da igreja Assembleia de Deus.

Natália Lúcia Petry homenageou Paula Maria Markewicz. Paula é deficiente auditiva e milita pelos direitos das pessoas surdas. Ela é integrante dos conselhos municipal e estadual das pessoas com deficiência, participa de fóruns, conferências e palestras sobre o assunto.

O vereador Jocimar de Lima prestou suas homenagens à Milena de Fátima Rosa que desde 2012 é delegada titular da Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso do município de Jaraguá do Sul. Ela também é representante da Secretaria de Segurança Pública no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher deste município.