Diplomados os vereadores mirins de 2020

Diplomados os vereadores mirins de 2020

Cerimônia ocorreu no plenário da Câmara na manhã de hoje

Nesta segunda-feira (09), na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, ocorreu a Sessão Solene de diplomação dos vereadores mirins e seus suplentes eleitos em novembro deste ano para a legislatura de 2020.

Participaram da cerimônia, autoridades do município e estado, vereadores, alunos das escolas Marcos Emilio Verbinenn e Euclides da Cunha, vereadores mirins de 2019, além de familiares e amigos dos novos parlamentares.

Em seu discurso, o presidente da Câmara, vereador Marcelindo Carlos Gruner, ressaltou a atenção dada pelo Poder Legislativo aos programas e ações institucionais e, dirigindo-se aos novos vereadores, frisou que o Programa Vereador Mirim, não é uma brincadeira. “Ninguém está aqui para brincar de ser vereador, o compromisso aqui é sério, há uma responsabilidade muito grande. Vocês estão representando suas escolas, seus bairros e toda uma sociedade”.

O Programa Vereador Mirim encerrou suas atividades de 2019, o retorno está previsto para 19 de fevereiro de 2020.

O Programa Vereador Mirim

A ação envolvendo as escolas através da Câmara Mirim consta nos registros da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul desde o ano 2005.

O projeto inicial, denominado Prefeito Mirim, era desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação e virou lei em 2007. O projeto nestes moldes elegeu 3 legislaturas: 2005, 2007 e 2011.

Em novembro de 2011, por solicitação dos próprios Vereadores Mirins, a Câmara de Vereadores aprovou a lei 6.251/2011, revogando a Lei anterior e instituindo o Programa Vereador Mirim.

A partir desta lei, o Programa Vereador Mirim passou a ser responsabilidade da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, tendo como objetivo promover a interação entre a Câmara Municipal de Jaraguá do Sul e estudantes das redes pública e particular de ensino.

Desde 2005, 30 Unidades de Ensino já fizeram parte do Programa Vereador Mirim: 22 escolas da rede municipal, 3 escolas da rede particular e 5 escolas da rede estadual de ensino.

Vereadores Mirins 2020

– Mateus Savallisch –  Escola Ricieri Marcatto

– Bianca Isabella Vaz – Escola Cristina Marcatto

– Daniela Lais Dauhs – Escola Euclides da Cunha

– Fabio Augusto Levandowski – Escola Guilherme Hanemann

– Fábio Gesser Rodrigues – Escola Jonas Alves de Souza

– Felipe da Cruz – Escola Padre Alberto Jacobs

– Fernanda Marcelino – Escola Helmuth G. Duwe

– Letícia Junior – Escola Santo Estêvão

– Maria Carollini Maes – Escola Marcos Emilio Verbinnen

– Maria Eduarda Schnaider – Escola Atayde Machado

– Nayla Gabrielli Voltolini – Escola Básica Waldemar Schmitz

Suplentes 2020

– Ana Julia Linhares Soares

– Anna Karolina Geisler Borges

– Camilly dos Santos Chelest

– Ezequiéll da Rosa Pereira

– Gabriela Demarchi

– Giovana Raitz

– Lara Raissa da Luz

– Larissa Thibes Dunker

– Letícia Mohr

– Pedro Henrique Braz

– Renan Willian de Miranda Gomes