O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Jaraguá do Sul e Região (Sinsep), Luis Cezar Schorner, usou a tribuna para chamar a atenção dos vereadores sobre a atual situação dos trabalhadores do serviço público da cidade. Ao usar a Palavra Livre na Sessão Ordinária dessa quinta (13/03), ele enfatizou a diminuição do número de servidores nos últimos anos, apesar do aumento populacional significativo de Jaraguá do Sul.
“A situação do serviço público (…) é desesperadora. No sentido de, nos últimos dez anos, o município (…) cresceu em população, mais ou menos, 40 mil pessoas. E hoje (…) nós temos cerca de 150 servidores públicos a menos do que nós tínhamos há dez anos”, explicou. Segundo Schorner, essa situação é alarmante e incrementa o acúmulo de funções dos trabalhadores do Poder Público e, por consequência, a quantidade de afastamentos por conta de atestados médicos.

O aumento real dos salários também foi uma das pautas que Schorner garantiu que estão em discussão com o Executivo Municipal. “A questão (…) é fundamental. Porque, sem aumento real, só com a inflação, a gente sabe que a gente perde”, manifestou. O Sindicato pleiteia, atualmente, um incremento de 5% nas remunerações, em relação a perdas contabilizadas entre 13 e 15% nos últimos anos.
Os valores do vale-alimentação também foram trazidos à tribuna. “A nossa reivindicação é que o auxílio alimentação seja pago para todos os servidores”, frisou o presidente do Sindicato, ao afirmar que o benefício de Jaraguá do Sul é o menor da região, em comparação com cidades como Guaramirim, Schroeder, Massaranduba e Araquari.
Por fim, Schorner também pediu atenção aos pisos salariais de servidores como Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias, e a atualização dos valores de remuneração dos professores e do pagamento de reajustes de forma retroativa, assim como o acolhimento de demandas dos servidores terceirizados. Para ele, as situações podem gerar possíveis audiências públicas, realizadas na Câmara Municipal.

O presidente do legislativo jaraguaense, vereador Almeida (MDB), enfatizou o apoio da Casa em relação às demandas dos servidores trazidas pelo sindicato. “Essa casa não irá medir esforços”, reforçou o parlamentar, em especial a se referir à equiparação dos salários dos servidores. “Eu vejo que é momento (…) de se buscar meios legais quanto políticos para se fazer valer a pauta”, salientou. Por fim, Almeida declarou que os valores do vale-alimentação não podem continuar como estão, e que o legislativo trabalhará ativamente para solucionar essa defasagem em conjunto com o Poder Executivo.