Diretor da Estácio apresenta detalhes do curso de Medicina

Na sessão desta quinta-feira (6) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, a pedido do vereador Osmair Gadotti (MDB), o professor Antônio Souza Júnior, diretor da Faculdade Estácio de Sá IDOMED, apresentou detalhes sobre o curso de Medicina oferecido pela instituição no município. Durante o encontro, ele destacou as ações e benefícios proporcionados pela parceria entre a faculdade e a Prefeitura jaraguaense.

O professor iniciou sua apresentação destacando o contrato existente entre a Estácio e o município, o Coapes, que organiza e viabiliza a oferta do curso de Medicina na cidade. O acordo prevê diversas ações em prol da comunidade, incluindo a concessão de bolsas de estudo e a residência médica de alunos em unidades de Saúde, entre outras medidas.

Um ponto importante ressaltado durante a exposição foi o impacto direto dessas iniciativas para a população, promovendo melhorias significativas na área da saúde. Segundo a apresentação, ao longo dos últimos cinco anos, a instituição de ensino já repassou mais de 11 milhões de reais à Prefeitura de Jaraguá do Sul, sendo que somente neste mês de julho foram destinados 530 mil reais. Esses recursos não levam em conta os impostos pagos regularmente.

Com base nas projeções da faculdade, a expectativa é que o número de alunos matriculados no curso de Medicina chegue a cerca de 540 em breve. Até o ano de 2027, estima-se que a unidade atinja aproximadamente mil alunos no curso. Com esse crescimento, a previsão é que a Estácio repasse mensalmente mais de um milhão de reais ao Executivo Municipal, além dos impostos recolhidos.

“Um curso que está mudando a realidade do nosso município. A faculdade já é uma grande empresa, com o faturamento bem alto, que traduz isso em impostos, além de movimentar toda a economia de Jaraguá do Sul”, destacou Antônio.

O professor aponta que os recursos provenientes dessa parceria têm permitido à Administração Municipal realizar importantes ações em benefício da população. Entre os projetos já concretizados, destaca-se a implantação da Policlínica II, localizada ao lado do Hospital São José, que tem proporcionado grandes melhorias no atendimento em saúde. Além disso, o financiamento da Estácio tem contribuído para a ampliação de oito Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e para a construção de novas UBSs.

Durante a apresentação, o diretor também relatou o pedido feito à Prefeitura: a construção de uma rotatória em frente à instituição, na BR-280. O projeto para essa obra já foi elaborado pela Estácio e já foi entregue ao Executivo. Agora, aguarda a aprovação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para que a construção da rotatória seja realizada, visando melhorar a segurança viária e facilitar o acesso à faculdade.

O vereador Gadotti advertiu que a burocracia para tirar a rotatória do papel é grande e precisa de empenho paulatino das autoridades. Ele lembrou que a Prefeitura jaraguaense se disponibilizou a fornecer os recursos necessários para a obra, que é de responsabilidade do Governo Federal, já que a rodovia é uma BR. Gadotti lembra que a rotatória é fundamental para a segurança não só dos estudantes, mas também dos moradores da região.

“Eu sei que é uma dificuldade tremenda. É muito difícil, qualquer virgula tem que voltar. Mas eu fico muito feliz que a faculdade Estácio encampou esse projeto”, destacou.