Divina Rosa de Souza recebe medalha Brasília Gastaldi Beltramini

A medalha entregue à homenageada leva na frente a imagem de Brasília Gastaldi Beltramini, uma das professoras mais importantes da história jaraguaense. A medalha ainda leva os dizeres “Tenho sede de aprender, compreender e entender o conhecimento para mim mesmo e para servir no âmbito de minha vivência. Não acredito no crescimento pessoal, intelectual, solitário” atribuídos à professora Brasília.

Na noite desta terça-feira (10), no auditório da Católica-SC, os vereadores de Jaraguá do Sul realizaram a solenidade em homenagem ao Dia do Professor e entrega da medalha de mérito Brasília Gastaldi Beltramini. A medalha é concedida como prêmio simbólico a professora ou ao professor que realizou relevante trabalho na educação. A grande condecorada deste ano foi a professora Divina Rosa de Souza.

Filha de agricultores, Divina começou a estudar na Escola Isolada Multisseriada, no bairro Yara, onde cursou o ensino primário. Em 1986, concluiu o Curso Técnico em Contabilidade e em 1990, após anos de dedicação e esforço, ela realizou seu sonho ao se formar na Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cornélio Procópio, obtendo uma Licenciatura em Ciências e Matemática e, em seguida, uma pós-graduação em Matemática Superior em 1992, na Fundação Educacional Severino Sombra, no Rio de Janeiro.

A carreira profissional da homenageada incluiu uma passagem pela Fundação Faculdade de Agronomia Luiz Meneghel, mas em janeiro de 1991, foi aprovada no concurso público da Prefeitura de Jaraguá do Sul, assumindo o cargo de Professora de Matemática no Ensino Fundamental. Por quase duas décadas, ela serviu dedicadamente à Secretaria de Educação, deixando sua marca em diversas escolas municipais. Para o Ensino Médio e Superior foi professora de Matemática e Didática Especial da Matemática no Colégio São Luís, durante o Projeto Magistério. Além disso, lecionou no Curso de Pedagogia na Fundação Educacional Regional Jaraguaense.

Ao final da solenidade, a professora Divina deu uma entrevista à TV Câmara Jaraguá do Sul e demonstrou grande alegria por receber uma homenagem com o nome de Brasília Gastaldi, que, para ela, foi uma valiosa voz no incentivo à evolução do exercício da docência.

“Receber essa medalha vem ao encontro de tudo que eu acredito que a Educação brasileira precisa”, destacou.

Outros onze professores da cidade também foram lembrados e homenageados pelos parlamentares jaraguaenses. Eles receberam placa e flores em reconhecimento aos trabalhos prestados à Educação. Confira quem são:

Professor Ademir Vieira de Oliveira, homenageado do vereador Jonathan Reinke;

Professor Carlos Henrique Alves Miranda, homenageado do vereador Anderson Kassner;

Professor Cícero Dittrich, homenageado do vereador Luís Fernando Almeida;

Professora Emília Moretti Voltolini, homenageada do vereador Osmair Gadotti;

Professora Iracema Schuster Gruetzmacher, homenageada da vereadora Sirley Schappo;

Professora Iria Tancon, homenageada do vereador Jeferson Cardozo;

Professora Janice Volkmann da Silva, homenageada do vereador Ademar Braz Winter;

Professor Marcelo Sabel, homenageado do vereador Rodrigo Livramento;

Professora Silvana Sueli Guinter Dalle Court, homenageada do vereador Jair Pedri;

Professora Teresa Ponstein, homenageada do vereador Ronnie Lux;

Professora Viviane Aparecida Cieslinski da Rocha, homenageada da vereadora Nina Santin Camello.