Dnit garante entrega do viaduto até setembro

O vereador Arlindo Rincos informou, durante sessão ordinária nesta quinta-feira, 16, sobre a reunião para tratar das obras de construção de um viaduto na BR-280 em Jaraguá do Sul, no acesso ao bairro João Pessoa, no Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).

Comitiva de vereadores, liderada pelo presidente da Câmara, José Ozório de Ávila, foram atendidos pelo superintendente interino, engenheiro Ronaldo Carioni Barbosa. Arlindo Rincos lembrou que no último fim de semana a comunidade organizou um manifesto para cobrar a finalização da obra, que se arrasta há cinco anos, e já organiza outro protesto.

“Saímos com a data de que até setembro será concluída a obra. E assim esperamos”, afirmou o vereador. Conforme informou o engenheiro, duas possibilidades são consideradas para conclusão do viaduto: a repactuação dos valores para continuidade das obras pela empresa responsável – Empreiteira EPT, cujo contrato encerraria na última quarta-feira, 15, ou sua inclusão no Crema – Programa de Restauração e Manutenção das rodovias federais.

A decisão, informou, será tomada pelo Dnit quando do retorno do superintendente titular, Vissilar Preto, que encontra-se em Brasília até esta sexta-feira, 17, tendo esta como uma das questões a dirimir.

Em Florianópolis, os vereadores disseram que a obra caiu no descrédito da comunidade, devido aos constantes atrasos nos prazos divulgados para entrega. O presidente José Ozório lembrou que, como lideranças próximas e representativas da população, recebem as cobranças e por isso buscam interceder, visto que a demora prejudica tanto o deslocamento dos trabalhadores como o escoamento da produção.

Arlindo Rincos também informou na tribuna que solicitou a construção de acostamento na BR-280 do km 65 ao km 75. O trecho compreende o Posto Marcolla ao Crematório Catarinense. “Essa rodovia existe há 40 anos, e infelizmente ainda não temos um acostamento decente”, comentou.