Doutores Saracura são reverenciados pelos 10 anos de história

A trupe de palhaços Doutores Saracura esteve na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, na manhã desta quinta-feira (22), para receber uma homenagem proposta pelo presidente da Casa de Leis, Jair Pedri (PSD). A moção de aplauso que agracia o grupo, aprovada pela unanimidade dos demais parlamentares municipais, leva em conta os dez anos de trabalho em prol da sociedade jaraguaense, completados neste mês de setembro de 2022.

Na moção, Jair Pedri ressalta que os Doutores Saracura atuam de forma voluntária levando alegria e dando suporte emocional a pessoas fragilizadas que estão internadas no Hospital São José. Atualmente, são 24 palhaços que realizam visitas semanais aos hospitalizados, além de participarem de eventos voltados a ajudar o próximo. Para o vereador, os Saracura criam um ambiente mais leve, envolvendo a todos no Hospital São José, sendo uma contribuição fundamental à comunidade.

“Viver o dia a dia dentro de um hospital é missão para poucos. A todo instante, a vida e a morte caminham lado a lado. O riso e o choro se confundem. Lá dentro é preciso mais do que boa vontade para enfrentar as incertezas de cada dia. É preciso vocação. Eu desejo que esses setembros se repitam por muitas outras décadas. Que esses dez anos se multipliquem com a mesma intensidade que a do sorriso no rosto de quem encanta”, destaca o parlamentar.

O vereador Luís Fernando Almeida (MDB) ressaltou que a sociedade jaraguaense deve ficar orgulhosa por contar com pessoas que doam parte do seu tempo para fazer o bem a outros que mais precisam. Ele apresentou um vídeo que mostra a trupe em ação, interagindo, cantando e dançando ao lado de pacientes do H. São José. “Além de fazer a alegria da criançada e das pessoas que estão em situações às vezes não tão confortáveis, também são excelentes artistas e cantores”, brincou.

Jonathan Reinke (Podemos) enfatizou o quanto é bonito ver um trabalho voluntário como o realizado pelos Saracura.  “Certamente essa homenagem é pouco pelo que merecem. Por tantos sorrisos que trouxeram no meio de tanta tristeza dessas pessoas que estão lá com alguma enfermidade no leito do hospital”, ressaltou.

Anderson Kassner (PP) disse que o povo jaraguaense tem características que o torna diferente dos demais e destacou o quanto o voluntariado enche de orgulho os munícipes. “Nossa cidade é exemplo em Santa Catarina e no Brasil, pelas pessoas, pelos empresários e também pelos voluntários. Todo esse bem que a gente faz para as pessoas volta para nós mesmos”, sublinhou.

Nina Santin Camello (PP) afirmou que o trabalho voluntário só engrandece a sociedade e que a Câmara estará sempre à disposição de entidades como os Doutores Saracura para ajudar no que for preciso. “E que continuem levando essa alegria para todas as pessoas que estão na enfermidade, muitas vezes até estão nos seus últimos dias de vida. É muito importante”, destacou.

Osmair Gadotti (MDB) lembrou que a trupe lida com as dores e sofrimento de muitas pessoas e por esse motivo é fundamental para trazer esperança àqueles que estão passando pelas situações mais adversas. “O grande salário de vocês é ver uma vida recuperada, é ver a alegria dessas pessoas, as quais vocês acompanham com tanto carinho e tanto amor”, ressaltou.

Em entrevista à TV Câmara Jaraguá do Sul, a representante do grupo, Vanessa Dana Alves, afirmou que o momento de entrega da moção foi muito especial e se disse alegre pelo reconhecimento do trabalho realizado nessa década. “Representar o grupo Saracura é uma alegria muito grande, muito imensa”, comemorou Vanessa.

Os Saracura posaram para foto com os demais vereadores durante a sessão Foto: Tiago Rosário/CMJS

Sessão:

Sessão Ordinária - 22/09/2022