Eleita Mesa Diretora da Câmara de Vereadores para 2023

Na manhã desta terça-feira (20), os vereadores de Jaraguá do Sul se reuniram no auditório da Católica-SC, no bairro Rau, para realizar a última sessão ordinária de 2022. E como manda o Regimento Interno da Câmara Municipal jaraguaense, a Mesa Diretora que conduzirá os trabalhos legislativos do ano que vem foi eleita. Em votação aberta e nominal, o vereador Luís Fernando Almeida (MDB) foi eleito presidente do Legislativo para 2023. Jair Pedri (PSD) será o vice-presidente, Jonathan Reinke (Podemos) o 1° secretário e Anderson Kassner (PP) o 2° secretário.

O novo presidente é advogado, professor universitário, mestre em Gestão em Políticas Públicas e já foi Diretor do Procon e da Diretoria de Habitação na Prefeitura de Jaraguá do Sul. Ao usar a tribuna para agradecer os votos recebidos, Almeida parabenizou Jair Pedri pelo desempenho à frente da Casa de Leis em 2022 e afirmou que o diálogo será o DNA do seu trabalho no posto de presidente. O parlamentar lembrou de sua trajetória e dos empregos que já teve na vida até chegar aqui, como auxiliar de soldador, auxiliar de padeiro e servente de obra. Lembrou também que a política já faz parte de sua jornada há muito tempo, desde quando foi líder de turma, presidente do grêmio estudantil no Ensino Médio e presidente do movimento estudantil na graduação.

“Chego à presidência da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul com o objetivo de fortalecer cada vez mais essa Casa de Leis, cumprindo o Regimento Interno e trabalhando para que o Legislativo chegue cada vez mais perto da população”, destacou.

Luís Fernando Almeida vai suceder Jair Pedri na presidência da Câmara Foto: Tiago Rosário/CMJS

Almeida frisou que pretende implantar uma extensa agenda de atualizações no Regimento Interno da Câmara, em resoluções, na Lei Orgânica Municipal e em outras leis do município. Ele adverte que algumas pautas serão espinhosas, mas que não vai faltar comprometimento para enfrentá-las, inclusive em relação à questão envolvendo a nova sede do Legislativo jaraguaense.

“Reafirmo que a minha presidência será pautada na ética e na transparência, para representar todo o povo jaraguaense cobrando, com responsabilidade, políticas públicas eficientes na Educação, Saúde, Segurança, Habitação e todas as áreas demandadas”, salientou.

Na mesma sessão, também foram eleitas as novas comissões da Câmara. Elas ficaram assim:

Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final: Jair Pedri (PSD), Jonathan Reinke (Podemos) e Osmair Gadotti (MDB).

Comissão de Finanças e Orçamento: Rodrigo Livramento (Novo), Osmair Gadotti (MDB) e Ademar Winter (PSDB).

Comissão de Transporte, Obras, Agricultura, Indústria e Comércio, Meio Ambiente e Serviços Públicos: Ademar Winter (PSDB), Anderson Kassner (PP) e Jeferson Cardozo (PL).

Comissão de Educação, Cultura, Esporte, Saúde e Assistência Social: Nina Santin Camello (PP), Jonathan Reinke (Podemos) e Sirley Schappo (Novo).

Todas as comissões terão que eleger a sua presidência e a sua vice-presidência para coordenar os trabalhos durante os dois últimos anos desta legislatura. Isso deve ocorrer na primeira reunião de cada uma delas em 2023.

Sessão:

Sessão ordinária - 20/12/2022