Em 2022, Procuradoria da Mulher teve 24 ocorrências de violência

A Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Jaraguá do Sul divulgou a sua prestação de contas dos trabalhos realizados em 2022 nesta semana. Conforme o informativo, ao todo foram realizados 79 atendimentos durante o ano. Desses, 24 estavam relacionados à violência contra a mulher. São esposas, companheiras, namoradas de agressores e que buscam ajuda no programa do Legislativo jaraguaense.

Ao chegar na Procuradoria, as vítimas são acolhidas pelas vereadoras da Casa de Leis, Nina Santin Camello e Sirley Schappo. A partir disso, essas mulheres recebem todas as informações necessárias para resolver a sua situação e são encaminhadas aos órgãos que fazem parte da rede de atendimento, como Conselho Tutelar, Coletivo Feminino, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Bombeiros Voluntários, Polícia Militar, Epagri, Instituto Casa de Mulher, Prefeitura Municipal, Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso e entidades religiosas. Tudo é feito sempre com respeito e sigilo à mulher e seus filhos.

Além da violência, as procuradoras da Mulher também realizam outros atendimentos relacionados à Saúde, Educação, Assistência Social, entre outras situações. Esses casos costumam envolver busca por direitos, como direito a vagas em creches, direito a atendimento na Rede Pública de Saúde e direito a auxílios governamentais. Segundo as procuradoras, muitas dessas mulheres estão em estado de vulnerabilidade social e frágeis emocionalmente. Desde sua inauguração, a Procuradoria da Mulher já realizou mais de 100 atendimentos.

Todavia, a Procuradoria da Mulher não atua somente de forma reativa, mas também busca disseminar as informações relacionadas aos direitos das mulheres através de palestras, eventos e reuniões em que as procuradoras podem discutir e divulgar o trabalho na sociedade jaraguaense.

Para buscar ajuda na Procuradoria da Mulher, basta entrar em contato. Os atendimentos ocorrem presencialmente, na Rua dos Imigrantes n° 500, no bairro Rau, na sede da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, pelo telefone (47) 3307-2500 ou pelo e-mail procuradoriadamulher@jaraguadosul.sc.leg.br.