Em primeira sessão, vereadores mirins elegem Conselho de Ética

Os vereadores mirins de Jaraguá do Sul realizaram a primeira sessão ordinária de 2024 na tarde desta quarta-feira (20). Os jovens parlamentares tomaram posse de seus cargos no início do mês e devem desempenhar suas atividades até novembro, quando se encerra a legislatura.

Nesta primeira reunião, os pequenos vereadores elegeram o Conselho de Ética Mirim, como manda o Regimento Interno da Câmara Mirim. O mirim Ândreas Eric dos Reis foi eleito presidente, Lorenzo Rosá será o vice e Pietra Pardim, a membro titular. O Conselho também terá os mirins Vinicius Barela e Pedro dos Anjos como suplentes, em caso de necessidade para suprir as vagas dos titulares.

O Conselho de Ética Mirim funciona como o Conselho de Ética dos vereadores adultos, acompanhando a conduta dos jovens parlamentares e o cumprimento das regras previstas no Código de Ética. Entre as regras previstas estão, por exemplo, a que diz que o vereador mirim deve desempenhar o seu mandato atendendo ao interesse público, comparecer pontualmente e uniformizado às reuniões da Câmara, estar em dia com suas obrigações escolares e justificar ausência das atividades do Programa através de aviso por escrito dos pais, por ofício da escola ou por atestado médico.

A próxima sessão mirim será no dia 3 de abril, também às 14h30, no plenário da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul.