Vereadores aprovam recursos para enfrentamento à Covid-19

São mais de R$ 7 milhões para ampliação de leitos de UTI e criação de uma Unidade de Apoio ao Pronto Socorro

Em sessão extraordinária virtual convocada de forma urgente para a tarde desde domingo (02), os vereadores aprovaram, por unanimidade de votos, projetos de convênios e suplementações voltados a ações de enfrentamento à Covid-19 em Jaraguá do Sul.

O PL nº 175/2020, autoriza convênio entre prefeitura e o Hospital e Maternidade Jaraguá no valor de R$ 2 milhões, que serão repassados em parcelas, no exercício de 2020, também para o enfrentamento à Covid-19, por meio de auxílio financeiro emergencial do Município, através do Fundo Municipal de Saúde. O valor será usado para disponibilidade e manutenção de quatro leitos de UTI, pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e também para o custo com a equipe de pessoal (médico, enfermeiro e técnico de enfermagem) necessária ao atendimento desses quatro leitos.

Os PLs nº 176 e 177/2020, autorizam convênios entre prefeitura e Hospital São José no valor de R$ 5,2 milhões, que serão repassados no exercício de 2020, para disponibilidade e manutenção de 10 leitos de UTI pelo SUS, à pacientes com Covid-19. Este auxílio também abrange o custo com a equipe de pessoal (médico, enfermeiro e técnico de enfermagem) e ainda disponibilidade e manutenção da Unidade de Apoio ao Pronto Socorro COVID-19 (UAPS), também pelo SUS.

O auxílio financeiro para UAPS compreende o custo com obras e instalações, equipamentos hospitalares, equipamentos de Tecnologia da Informação, aluguel do imóvel, folha de pagamento de colaboradores, honorários médicos, serviço de higienização e limpeza, serviços de Tecnologia de Informação, serviços públicos, materiais e medicamentos, materiais de limpeza e higiene, enxoval/pijamas e testes rápidos, para o tratamento da Covid-19.

Justificando a urgência das matérias, a prefeitura menciona a dimensão dos riscos para a saúde pública, gerados pela pandemia e a necessidade de se promover a continuidade das ações para o enfrentamento à doença.
Vale lembrar que, em Jaraguá do Sul, vereadores não recebem nenhum valor a mais por sessões extras.