Encontro Regional Mirim aborda temas sobre participação política

O Encontro Regional de Vereadores Mirins da Associação das Câmaras de Vereadores do Vale do Itapocu (Avevi) de 2022 foi realizado nesta segunda-feira (7) no auditório do Centro Universitário Católica-SC, em Jaraguá do Sul. O evento reuniu parlamentares mirins dos municípios do Colegiado da Avevi – Jaraguá do Sul, Guaramirim, Corupá, Schroeder, Massaranduba, São João do Itaperiú, Joinville e Barra Velha – além dos mirins de Balneário Camboriú, que participaram como convidados. A Escola do Legislativo da Alesc também esteve presente, com a participação da coordenadora Alcilea Medeiros.

Representando o Legislativo jaraguaense e a Avevi, o vereador Luís Fernando Almeida (MDB) saudou e recepcionou os participantes do Encontro. Na abertura, ele afirmou aos jovens vereadores que é importante que todos eles estejam inseridos na discussão da formação da cidadania e do conhecimento democrático para que conheçam o funcionamento das instituições políticas, sobretudo o papel e a importância do Poder Legislativo. Para ele, a luta pelos direitos das pessoas é incessante e fundamental para diminuir as desigualdades.

“A participação política tem que começar desde cedo, pois coloca vocês, jovens, mais próximos de tomar as rédeas do futuro e das importantes decisões que vão colocá-los no lugar de protagonistas que merecem. Fazer política é saber usar o diálogo para construir. É dar voz aos que não são ouvidos e, ao olhar para trás, ter a certeza que mudou a vida de uma sociedade”, destacou o representante da Casa Legislativa jaraguaense.

Almeida representou o Legislativo jaraguaense e a Avevi no evento Foto: Tiago Rosário/CMJS

A presidente mirim de Jaraguá do Sul, Bruna Lazzarotto Silva, também discursou na abertura do Encontro e salientou que esse é um momento inesquecível para os participantes, pois é uma chance de se tornarem adultos mais conscientes dos seus deveres e direitos. Outra característica do evento ressaltada por Bruna foi a possibilidade de trocar experiências com outros vereadores mirins.

“A troca de experiências oferece a oportunidade de aprendermos através das vivências de outras pessoas. Nesse sentido, podemos ter acesso às lições que os outros vereadores mirins aprenderam, multiplicando o conhecimento e tornando-o infinito”, frisou.

Para Bruna, o Encontro é uma oportunidade única para troca de experiências Foto: Tiago Rosário/CMJS

Durante o dia, os estudantes participaram de algumas atividades. A primeira foi a palestra “Lugar de Mulher é onde ela quiser: inclusive na política!”, com a professora Melissa Figueiredo Silvestre. A segunda palestra foi do cientista político Humberto Dantas, sobre “A Importância dos Legislativos Municipais e a Participação do Jovem na Política”. Na parte da tarde, os mirins participaram de uma mesa redonda que debateu a importância da Câmara Mirim em suas vidas, com relatos, inclusive, de ex-vereadores mirins.

Os coordenadores dos programas Vereador Mirim das Câmaras Municipais presentes também realizaram uma atividade. Eles participaram de uma oficina que discutiu a representatividade feminina na Câmara Mirim e na Câmara de Vereadores adultos. Também abordaram temas como o Vereador Mirim e a garantia de direitos para crianças e adolescentes, a Câmara Mirim e a Proteção dos animais e Programa Vereador Mirim e o incentivo à participação política.

Melissa Silvestre foi a primeira a palestrar aos mirins Foto: Tiago Rosário/CMJS