Enfermeira apresenta números da Rede Cegonha aos vereadores

A enfermeira obstetra do Hospital e Maternidade Jaraguá, Rochani Machado Kaminski, apresentou aos vereadores de Jaraguá do Sul a Rede Cegonha e os números dos atendimentos realizados em 2019 até agora. O programa do Governo Federal assegura às mulheres e filhos alguns direitos como parto e puerpério seguros e humanizados e o planejamento reprodutivo. O requerimento para a apresentação de Rochani foi do vereador Ronaldo Magal (PSD).

O Hospital e Maternidade Jaraguá aderiu ao programa ainda em 2013 e a partir daí teve de seguir várias diretrizes como acolhimento obstétrico com classificação de risco, inclusão do acompanhante de livre escolha na consulta e no parto, garantia de acesso às refeições ao acompanhante, oferta de métodos não farmacológicos de alívio da dor, abolição de intervenções desnecessárias no corpo da mulher e boas práticas na atenção ao recém-nascido.

Em 2018 a unidade hospitalar foi responsável por mais de 14 mil atendimentos obstétricos; em 2019, até maio, já são mais de 6,5 mil. Em 2018 foram realizados 3.209 partos, entre normais e cesariana, e em 2019, até maio, já foram 1.452. Todos esses números são referentes a pessoas com plano de saúde, SUS e atendimentos particulares. Rochani ressalta que o Hospital é referência na região do Vale do Itapocu, com vagas disponíveis em todos os momentos e com portas abertas 24 horas por dia.

Link para a apresentação: https://youtu.be/8fjj-dcJoRg?t=4624