Escolas lotam plenário na visita do Projeto Câmara.Com Você

DSC09806Alunos, professores e diretores das escolas Alvino Tribess, Elza Granzotto Ferraz, Alberto Bauer e Holando Marcellino Gonçalves constituíram grande público na sessão desta terça-feira, 2. Esta foi a primeira visita das instituições de ensino à Câmara em 2013, dentro do Projeto Câmara.Com Você, neste quarto ano de execução.

O projeto visa o exercício da cidadania, através de palestras interativas que abordam a importância do voto e a diferenciação dos poderes, focando o trabalho no Legislativo Municipal. O público-alvo são os estudantes dos terceiros anos das escolas públicas e particulares, com previsão de atingir cerca de 1800 alunos nesta edição. Após as palestras, os estudantes vêm a Câmara para assistir a uma sessão.

O espaço da tribuna foi ocupado por um representante de cada escola, que discorreu sobre as três prioridades ao poder público levantadas pelos alunos e que serão encaminhadas ao governo. Bruna Aparecida Ribas representou a Escola Alvino Tribess, Aline Laís Wilberstedt a Elza Granzoto Ferraz, Diego Barbosa de Souza o Alberto Bauer, e Janaína Ferro a Escola Holando Marcellino Gonçalves.

A falta de espaço para abrigar adequadamente os alunos – muitos ficaram sentados no chão e outros de pé – foi destacada pelo presidente da Casa, José Ozório de Ávila, que saiu em defesa da construção de uma nova sede para o Legislativo. “Hoje temos a prova de que este projeto é fundamental”, afirmou.

O vereador Arlindo Rincos também se pronunciou, agradecendo a presença dos estudantes e convidando-os a comparecer com mais frequência às sessões. ”Pena que nossa Casa não comporte adequadamente a todos, por isso defendo o projeto para que tenhamos condições de um dia atender uma demanda maior de pessoas”, disse.

Mais informações sobre o projeto Câmara.Com Você no endereço camaracomvoce.blogspot.com.br e na página do Facebook “Projeto Câmara.Com Você”.

AS PRIORIDADES DE CADA ESCOLA

ALVINO TRIBESS

– Implantação de ciclo faixa na Rua Manoel Francisco da Costa, no bairro João Pessoa;

– Reforço da Moção de Apelo para que sejam tomadas providências no sentido de providenciar, com urgência, a construção de um Ginásio de Esportes na Escola de Educação Básica Alvino Tribess;

– Instalação de uma faixa de pedestres ou semáforo com botoeira no entroncamento da Rua Adolfo Tribess com a Rua Manoel Francisco da Costa, no bairro João Pessoa.

ELZA G. FERRAZ

– Mais investimentos na área da saúde, como por exemplo, a conclusão do posto de saúde do bairro Santa Luzia, que está há três anos em reforma, bem como a contratação de mais médicos;

– Aumento da segurança na região, com a implantação de um posto policial para atender a demanda de ocorrências do bairro Santa Luzia;

– Providenciar mais horários de ônibus da linha Santa Luzia via São João, principalmente nos finais de semana.

HOLANDO MARCELLINO GONÇALVES

– Na área de transporte público, existe a necessidade de ampliação dos horários de ônibus no bairro Ilha da Figueira, bem como a aplicação efetiva do passe único e a redução dos preços de passagens nos domingos e feriados;

– Na área da saúde, pedimos melhorias na qualidade do atendimento médico no Posto de Saúde do bairro Ilha da Figueira, possibilitando o aumento do número de pessoas atendidas diariamente na unidade, bem como a revisão do método de distribuição das fichas para atendimento;

– Aperfeiçoamento da segurança pública, com a melhora do sistema de iluminação na Rua Rinaldo Bogo, no bairro Ilha da Figueira, bem como a retirada de pedras soltas na ciclovia e a realização de ações para coibir o consumo de tráfico de drogas nas imediações da mesma rua, próximo à Agropecuária Casa do Criador.

ALBERTO BAUER

– Formulação de uma Moção de Apelo ao Governo do Estado para evitar o fechamento do núcleo da Escola de Ensino Médio Alberto Bauer ou a construção de uma Escola de Ensino Médio com sede própria para atender a região dos bairros Amizade, Czerniewicz, Três Rios do Sul, Tifa Schubert e demais regiões;

– Construção de uma ponte que liga os bairros Amizade e Rau (proximidades da ARSEPUM);

– Aumento do tempo de passagem dos pedestres no semáforo da ponte da Rua Presidente Epitácio Pessoa, próximo ao Ginásio Arthur Muller (Ponte Kohlbach).