Durante a sessão dessa quinta-feira (11) na Câmara de Jaraguá do Sul, a vereadora Sirley Schappo (Novo) utilizou a palavra livre para alertar sobre a falta de repasses de projetos vinculados aos Fundos Municipais dos Direitos da Criança, do Adolescente e do Idoso, sob responsabilidade da Prefeitura Municipal.
De acordo com informações levadas à tribuna pela parlamentar, os recursos previstos para 2025 ainda estão sob análise pelas secretarias, e, para liberação, ainda dependem de autorização da procuradoria jurídica.
“As entidades entraram em contato comigo, algumas delas. Entrei em contato com a secretária de Assistência Social. (…) Tiveram projetos homologados em maio. Agora, onde estão os projetos que ainda não receberam o recurso? Estão nas secretarias para a tal da análise técnica. Como assim nas secretarias?”, questionou a parlamentar.
Ela ainda ressaltou que o processo é mais célere em outros municípios do estado, e lamentou a morosidade para a finalização e para os repasses. “E vale lembrar de novo, recursos dos fundos são os recursos dos impostos pagos por nós, destinados para ser usados nos fundos, não é recurso da prefeitura. Então ali alguma coisa tem que acontecer com mais rapidez, não dá para demorar tanto”, cobrou.
Schappo ainda reforçou a importância dos projetos vinculados, que visam oferecer autonomia e promover a qualidade de vida de idosos, crianças e adolescentes no município.

