Federação dos Cultos Afro-brasileiros é convidada para falar em sessão

Em 2016, no Dia da Consciência Negra, o grupo Afoxé Omilodê se apresentou no Legislativo jaraguaense Foto: Tiago Rosário/CMJS

A Federação da União dos Cultos Afro-brasileiros (Fuca) foi convidada para explanar sobre os seus trabalhos em sessão da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul. O requerimento é da vereadora Sirley Schappo (Novo) e foi aprovado nesta quinta-feira (30) no Legislativo jaraguaense.

A parlamentar afirma que os representantes da Fuca se reuniram com ela em seu gabinete para falar sobre os trabalhos que têm sido realizados pela entidade. Porém, eles também relataram a intolerância religiosa que tem sido praticada contra as religiões de matriz africana no município. Para Sirley, a falta de conhecimento é o que gera o preconceito. Por conta disso, ela acredita que seja importante trazer o assunto ao plenário da Casa de Leis jaraguaense para trazer informações à população.

Ao defender o requerimento, Sirley, que é católica, lembrou que a América Latina conta com 12 religiões com origens africanas e que no Brasil a mais conhecida é o Candomblé. Já em Jaraguá do Sul, segundo ela, a Umbanda é que tem mais adeptos.

“Devemos respeitar todas as religiões e uma das formas de fazer isso é conhecer. Quando não se conhece alguma coisa, forma-se um pré-conceito, pré-julgamentos e se faz, muitas vezes, discriminação e desrespeito por falta de conhecimento”, advertiu.

Em 2016, o professor José Aparecido Felix discursou na tribuna da Câmara em nome da Fuca Foto: Tiago Rosário/CMJS

A data para a participação dos representantes da Fuca ainda será definida.

Sessão:

Sessão Ordinária - 30/06/2022