Fujama apresenta projeto para área do antigo lixão

DSC05024Convidado da sessão desta terça-feira, 17, o presidente da Fujama (Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente), Leocádio Neves e Silva, apresentou aos vereadores e comunidade o projeto denominado PEV (Ponto de Entrega Voluntária). Trata-se de um espaço para depósito temporário (transbordo) de materiais recicláveis e contaminantes, no local onde funcionava o antigo lixão, próximo a Arena Jaraguá.

Segundo ele, o PEV vem sanar uma lacuna deixada a partir da desativação do lixão, há quase 20 anos, local onde moradores continuam depositando resíduos e bens domésticos inservíveis. Além disto, barrancos, rios e terrenos vem sendo utilizados para depositar materiais. “Este projeto vem justamente no sentido de oferecer uma alternativa a população”, afirmou Silva.

Durante a explanação, o presidente apresentou imagens de como será a estrutura, concebida a partir de um estudo realizado no ano de 2012 para toda a área do antigo lixão. O responsável pelo levantamento, o geólogo Normando Zitta Júnior, acompanhou a apresentação. O projeto envolve uma área de 11,4 mil metros quadrados, divididos em três setores.

Uma área de 2257 metros quadrados será destinada a recuperação da mata ciliar. Outros 4255 metros quadrados constituem área de taludes e receberá uma barreira vegetal, que impedirá o contato visual de quem estiver na Arena Jaraguá. Já a área aproximadamente cinco mil metros quadrados será para a deposição propriamente dita.

Ainda conforme o presidente, a estação de transbordo terá contêineres para receber materiais recicláveis, além de um espaço para depósito das sobras de cortes de vegetação e podas. Este material, segundo Silva, servirá para compostagem, transformando-se assim em adubo orgânico a ser utilizado no ajardinamento de espaços públicos.

Com relação ao material reciclável, ele será disponibilizado e recolhido por associações e cooperativas de reciclagem da cidade. O material não passível de reciclagem receberá destinação final pelo município, como já ocorre a partir da coleta nas residências.

Vereador diz que iniciativa enfrentará resistência de moradores

O vereador Jair Pedri voltou a manifestar contrariedade a iniciativa, por entender não ser um local adequado, ao lado do principal cartão postal da cidade, a Arena Jaraguá. “Não mudei meu ponto de vista. Está se regulamentando uma questão de lixo em um imóvel da Prefeitura”. Segundo ele, a iniciativa enfrentará resistência de moradores da região, que defendem o impedimento do depósito de materiais, por exemplo, murando o imóvel.

Pedri questionou os custos do investimento. Segundo Leocádio Neves e Silva, o projeto é estimado em R$ 200 mil. No entanto, não há previsão orçamentária, visto que a ausência de projeto semelhante pela administração anterior, responsável pela elaboração das leis orçamentárias vigentes. Para manutenção, informou, é prevista a contratação de um funcionário, além dos custos de iluminação.

Na avaliação do presidente da Fujama, “a população prefere um local bem administrativo e gerido do que da maneira como está hoje”. Ele entende que a iniciativa também envolve uma mudança de cultura da população. “Temos hoje a possibilidade de resolver um problema que administrações anteriores negligenciaram”, afirmou.