Garcia relembra datas históricas no mês de abril

DSC05407O líder de governo Pedro Garcia utilizou a tribuna na sessão ordinária de ontem, 8, para recordar alguns momentos importantes da história política do município que aconteceram durante o mês de abril.

O vereador lembrou que em 2014 se comemora o aniversário de 80 anos da realização da sessão solene que tratou de instalar o município de Jaraguá do Sul. Na sessão, ocorrida no dia 8 de abril de 1934, foram empossados o primeiro prefeito, José Bauer, e os membros do Conselho Consultivo, Ernesto Czerniewicz, João Marcatto e João Crespo. “Eles eram responsáveis pela elaboração de leis e estipulavam os limites urbanos da nova cidade”, contou.  Dois anos depois, em 21 de abril de 1936, é instalada a Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul que por 52 anos funcionou junto à Prefeitura. A desvinculação ocorreu em 1987, ocasião em que a Câmara Municipal passou a ocupar um espaço independente. Em maio de 2000, a sede do Poder Legislativo do município mudou-se para a Avenida Getúlio Vargas, onde permanece até hoje.

Pedro Garcia também destacou os 80 anos desde a criação da Comarca de Jaraguá do Sul, que além do nosso município, abrange ainda a cidade de Corupá. O vereador elogiou a capacidade da Comarca, instalada em 4 de abril de 1934, de atender de forma competente a grande demanda de serviços forenses gerada por um município como Jaraguá. Uma lista resgatando os nomes de todos os magistrados que trabalharam na Comarca ao longo dos seus 80 anos será elaborada para a prestação de uma devida homenagem.