Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Gruner quer proibição de canudos plásticos em Jaraguá do Sul

COMPARTILHE

Proposta busca preservação do meio ambiente

 

Os vereadores aprovaram em primeira discussão e votação nesta quinta-feira (04), o PLº Nº 18/2019, de autoria do vereador Marcelindo Carlos Gruner (PTB), que proíbe a utilização de canudos de plástico, exceto os biodegradáveis, em restaurantes, bares, quiosques, ambulantes, hotéis e similares no município de Jaraguá do Sul.

A proposta prevê um prazo de 180 dias, contados da data da publicação da lei, para que os seus destinatários se adaptem ao determinado. O Poder Executivo Municipal regulamentará a lei naquilo que se fizer necessário, principalmente no que tange a aplicação de multa nos termos do Código de Defesa do Consumidor.

Na justificativa da matéria, o proponente ressalta ações que estão sendo desenvolvidas sobre o tema, no mundo todo. Estudos já comprovam que o material tem vida útil, em média, de quatro minutos e cerca de 200 anos para se decompor. “Na Europa já está em andamento a total extinção do uso do material”, frisa o texto, que aponta ainda o fato de que o material pode ser substituído por outros de mais rápida degradação que o polipropileno ou poliestireno, que não são biodegradáveis. “O objetivo desta proposta é contribuir, ainda de modo bastante pontual, com a redução de material plástico nocivo ao meio ambiente, além de colocar nosso município, com renome internacional no turismo ecológico oficialmente na luta contra os canudos plásticos”, finaliza o autor da proposta.