Idealizador do Femusc recebe moção de aplauso do Legislativo

O Grande Teatro do Centro Cultural Scar foi palco, na noite desta quarta-feira (25), do encontro de grandes nomes do cenário nacional e internacional da música. Mas foi palco também de uma homenagem realizada pela Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul ao diretor artístico e idealizador do Femusc Alex Klein. A moção de aplausos foi entregue pelo presidente do Legislativo, Luís Fernando Almeida (MDB), por toda trajetória artística e trabalho realizado na valorização da produção musical.

O parlamentar deu entrada na Moção n.º 01/2023 no dia 10 de janeiro deste ano e o documento foi aprovado, por unanimidade, pelo plenário da Casa de Leis, no dia 12 de janeiro em sessão extraordinária.

No ato de entrega, Almeida destacou a importância do trabalho realizado por Klein e frisou que o Femusc é um evento cultural diferenciado no município e região, movimenta o turismo, a economia e reúne, todos os anos, artistas renomados vindos de diversas regiões do Brasil e do exterior.

“A música é capaz de emocionar e unir todas as culturas. O Femusc proporcionou isso todos os dias e provou ser um dos maiores eventos de música clássica da América Latina. A cultura é capaz de produzir uma transformação cidadã e na qualidade de Presidente do Legislativo o evento sempre terá o meu apoio”, comentou o parlamentar.

Durante a solenidade, Alex Klein agradeceu a Almeida e à Câmara de Vereadores pelo reconhecimento. “O Femusc é um festival que o mundo necessita e que merece estar em qualquer parte do mundo, porém, Jaraguá do Sul é a perfeita anfitriã para um festival que exemplifica musicalmente o que é una sociedade justa, inclusiva, trabalhadora e saudável, e o Femusc, hoje considerado o maior festival-escola da América Latina, viabiliza a expansão da cultura, movimenta a economia e leva o bom nome da cidade, construído por gente trabalhadora e amante da arte,  para os quatro cantos do mundo”, disse o maestro.

Moção foi entregue durante noite de espetáculos desta quarta-feira Foto: Diego Redel/WeArt

Alex Klein iniciou seus estudos musicais aos 9 anos de idade, passando pelo Conservatório de Música de Oberlin e pelo Instituto Curtis na Filadélfia. Além de fundar o Femusc em 2006, Klein também participou da fundação do Festival Internacional de Música de Câmara de São Paulo em 2009 e do PRIMA, Programa de Inclusão Social através da Música e das Artes, em 2012.

Com toda essa bagagem, o músico obteve várias premiações durante a sua carreira, como o Prêmio Grammy por sua gravação do Concerto para Oboé de Richard Strauss com a Orquestra Sinfônica de Chicago, dirigida por Daniel Barenboim. Ele também foi o primeiro brasileiro a liderar uma das principais orquestras da China.

O Femusc 2023 segue até o dia 28 de janeiro com cerca de 200 concertos, além da programação oficial, que acontece no Centro Cultural SCAR, o evento conta com os chamados concertos sociais, que levam música e acolhimento a hospitais, lar de idosos e centros comerciais da cidade, todos com distribuição gratuita de ingressos.