Implantação de lar para pessoas idosas é solicitada por vereadora mirim

Na sessão mirim realizada nesta quarta-feira (22) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, os jovens vereadores aprovaram uma indicação de autoria da vereadora mirim Sarah Anny Lukasinski sugerindo que o Executivo Municipal inicie estudos para a implantação de um lar destinado ao acolhimento de pessoas idosas, no formato de instituição de longa permanência.

A justificativa apresentada pela jovem parlamentar ressalta a importância de um projeto que atenda às necessidades dos idosos no município. Sarah questiona por que a Prefeitura ainda não investiu em um projeto desse tipo, considerando o significativo número de pessoas idosas em Jaraguá do Sul.

“Para onde irão aquelas pessoas cujos filhos não podem ficar com elas? E as que não têm filhos, ou mesmo os solteiros que envelheceram e não têm ninguém para cuidar deles na velhice? E aqueles que não podem arcar com os altos custos de morar em um local privado? Muitas vezes, essas pessoas idosas acabam nas ruas”, indaga.

A vereadora também ressalta a necessidade de os governos estadual e federal, junto com o município, unirem esforços em um projeto que garanta um tratamento digno e valorização para aqueles que contribuíram para a construção da sociedade jaraguaense. Para ela, a visão atual aponta para um futuro em que teremos mais pessoas idosas do que bebês nascendo. Sarah adverte que isso se deve ao fato de muitos jovens não considerarem a possibilidade de ter filhos. Diante desse cenário, ela acredita que este projeto é viável, visando sempre o bem comum da comunidade em geral.

A proposta, aprovada por unanimidade, agora segue para análise do Executivo Municipal.