Implementação da telemedicina é proposta por vereador

Nesta semana, uma indicação legislativa foi protocolada na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul com o objetivo de oferecer o serviço de telemedicina aos munícipes usuários da rede pública de saúde do município. A proposta, que sugere que o Executivo Municipal, por intermédio da secretaria competente, disponibilize a telemedicina, foi embasada em argumentos que destacam sua importância e relevância.

O documento enfatiza que a telemedicina é definida como um conjunto de práticas médicas realizadas à distância através de tecnologias de troca de informações online e que ganhou destaque a partir de 2020, especialmente durante a pandemia de COVID-19. Segundo Edson Carpintero Rezende, professor e pesquisador da Universidade do Estado de Minas Gerais citado na indicação, essa modalidade de atendimento tornou-se crucial diante do distanciamento social imposto pela crise sanitária, fornecendo uma alternativa segura e eficaz para a prestação de cuidados de saúde.

A proposta salienta que a telemedicina pode beneficiar especialmente aqueles que enfrentam dificuldades de acesso à saúde, seja por questões físicas, financeiras ou geográficas. Em muitos municípios brasileiros, incluindo áreas de Jaraguá do Sul, a falta de acessibilidade à saúde é uma realidade que afeta a qualidade de vida de muitos cidadãos.

Conforme a indicação, para muitos residentes, a implementação da telemedicina significaria uma melhoria significativa na qualidade de vida de suas famílias. Além disso, para o poder público, essa medida representaria uma redução no tempo e nos custos dos atendimentos, um aumento na abrangência dos serviços de saúde para os munícipes em estado de vulnerabilidade, uma diminuição na superlotação de consultas e atendimentos hospitalares e, consequentemente, um avanço na saúde pública municipal.

A indicação foi enviada ao Executivo para ciência da demanda.