Indicação aprovada pede terapia ocupacional na Saúde jaraguaense

O plenário do Legislativo Municipal de Jaraguá do Sul aprovou uma indicação da vereadora Nina Santin Camello (PP) que solicita à Prefeitura e à Secretaria Municipal de Saúde a disponibilização do serviço de terapia ocupacional na Estratégia de Saúde da Família. A parlamentar avisa que, embora seja previsto pela lei federal n° 14.231/2021, o Município ainda não oferece esse tratamento aos munícipes. Ela afirma que muitas pessoas estão precisando do atendimento, mas acabam desassistidas por falta de profissional.

Segundo Nina, os médicos do Sistema Único de Saúde nem chegam a encaminhar seus pacientes para a terapia ocupacional, já que não há terapeutas para atender a demanda. Ela adverte que essa é a realidade de muitas pessoas, desde crianças até idosos, com problemas físicos, sensoriais, sociais e motores.

A terapia ocupacional tem o objetivo de ajudar aquelas pessoas que têm dificuldade de se integrar à sociedade devido a esses problemas relatados por Nina. O terapeuta ocupacional trabalha elaborando planos de reabilitação e de adaptação à vida social, ajudando os pacientes a conquistarem a sua autonomia, buscando desenvolver a autoconfiança e fornecendo orientação quanto aos seus direitos.

“A lei federal nº 14.231/2021 estabeleceu a inclusão de profissionais fisioterapeuta e terapeuta ocupacional na Estratégia de Saúde da Família no âmbito do Sistema Único de Saúde, de acordo com as necessidades da população”, explica a vereadora.

A indicação foi aprovada por unanimidade e enviada ao Executivo para análise do prefeito Jair Franzner e do secretário de Saúde Alceu Moretti.

Sessão:

Sessão Ordinária - 09/06/2022