Indicação mirim pede implantação de ciclofaixas e ciclovias

Na sessão mirim desta quarta-feira (8), realizada na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, os vereadores mirins aprovaram uma indicação de autoria de Helena Albuquerque Cardoso, que visa a implantação de ciclofaixas e ciclovias ligando o bairro Santo Antônio e Três Rios do Norte aos bairros da região central do município.

A proposta é que o Executivo Municipal, por meio da secretaria municipal competente, realize estudos visando a concretização desse projeto. A justificativa para essa iniciativa é a de promover maior segurança aos ciclistas e incentivar o uso deste meio de transporte. Segundo a proponente da indicação, a implantação de ciclovias e ciclofaixas no bairro Santo Antônio vai oferecer mais segurança aos ciclistas, ao mesmo tempo que estimula o uso das bicicletas como meio de locomoção.

Helena argumenta que as ciclovias e ciclofaixas não só oferecem maior visibilidade para os motoristas, o que contribui para a segurança dos usuários, mas também representam uma redução significativa de veículos motorizados nas ruas. Ela adverte que cada bicicleta utilizada representa um carro a menos, o que não apenas melhora o trânsito, mas também reduz a poluição ambiental e promove um estilo de vida mais saudável, incentivando a prática de atividades físicas.

A indicação aprovada foi enviada ao Executivo para ciência da solicitação.