Indicação para intensificar a limpeza de imóveis municipais

Uma indicação foi protocolada nesta semana na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, visando promover a saúde pública e prevenir a proliferação de doenças transmitidas por vetores, como dengue, zika e chikungunya. A proposta solicita que o Poder Executivo, por meio da Secretaria e meios competentes, promova uma força-tarefa para a realização de serviços de roçada e limpeza em todos os terrenos pertencentes ao município. Isso incluiria a remoção de galhos, tubos e lixo descartado pela comunidade, bem como qualquer item que possa acumular água e servir de criadouro para mosquitos.

Além da limpeza, a indicação propõe a instalação de placas de proibição de descarte de lixo ou resíduos de qualquer natureza em todos os imóveis. Nessas placas, seria especificado o valor da multa ambiental para quem desrespeitar a determinação.

De acordo com os proponentes da indicação, a medida não apenas contribuirá para a segurança dos moradores, evitando a presença de animais nocivos, mas também melhorará a estética e a qualidade de vida nas áreas urbanas.

A instalação das placas, por sua vez, visa conscientizar a comunidade sobre a importância da correta destinação dos resíduos e desestimular o descarte inadequado. Além disso, fortalecerá a fiscalização e a aplicação das normas ambientais, promovendo assim uma convivência urbana mais sustentável e saudável para todos os cidadãos.

A indicação foi enviada ao Executivo para ciência da demanda.