Indicação pede apoio a famílias de pessoas com transtornos mentais

Na sessão desta quinta-feira (25) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, os vereadores aprovaram uma indicação da vereadora Nina Santin Camello (PP). Nela, a parlamentar pede que o Executivo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, disponibilize grupos de apoio à saúde mental para pais, familiares e responsáveis de pessoas com esquizofrenia e outros transtornos mentais graves.

Nina lembrou, durante a defesa da proposta, que no dia 24 de maio foi comemorado o Dia da Conscientização sobre a Esquizofrenia no Brasil, uma data que visa chamar a atenção para a doença que, segundo ela, ainda é cercada de muitos tabus e preconceito. A parlamentar ressaltou que a esquizofrenia é um transtorno mental caracterizado pela perda de contato com a realidade, alucinações, falsas convicções, redução das demonstrações de emoções, diminuição da motivação, entre outras características.

“No entanto, com o uso de medicamentos, psicoterapia e outros tratamentos adequados, a pessoa com esquizofrenia pode ter uma vida praticamente normal”, destacou.

Para a parlamentar, grupos de apoio e acolhimento são fundamentais para dar o suporte adequado a quem precisa lidar diariamente entre essa e outras situações.

“Às vezes, só o ato de falar e escutar sobre outras experiências parecidas já torna o processo mais leve”, frisa.

A indicação foi aprovada por unanimidade e enviada ao Executivo para ciência da solicitação.