Indicação propõe atendimento especializado em disfagia

Esta semana, uma indicação foi protocolada na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, com um pedido urgente ao Poder Executivo. A proposição visa a disponibilização de atendimento fonoaudiológico especializado em disfagia na rede municipal de saúde.

A indicação propõe que o Poder Executivo, por meio da secretaria competente, estabeleça serviços específicos para atender tanto adultos quanto crianças que enfrentam alterações na função de deglutição. O principal objetivo desse serviço é permitir o retorno seguro da alimentação por via oral, evitando complicações como a broncoaspiração e outras consequências adversas.

A disfagia, condição que afeta a capacidade de engolir alimentos e líquidos de forma segura, pode causar sérios problemas de saúde se não for tratada adequadamente. Dessa forma, a implementação desse serviço especializado na rede municipal representaria um avanço significativo na garantia do bem-estar e na qualidade de vida dos cidadãos de Jaraguá do Sul.

O atendimento fonoaudiológico especializado em disfagia é essencial para identificar e tratar as causas subjacentes desse distúrbio, ajudando os pacientes a recuperarem a capacidade de se alimentarem sem riscos para sua saúde pulmonar. A prevenção de complicações associadas à disfagia não só melhora a qualidade de vida dos pacientes, mas também reduz os custos e a carga sobre o sistema de saúde pública, evitando internações hospitalares prolongadas e tratamentos invasivos.

A indicação foi enviada ao Executivo para ciência da demanda.