Indicação propõe complementação de valores para reconstrução mamária

Uma indicação legislativa foi protocolada na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul nesta semana. A proposição visa garantir a complementação dos valores da tabela do Sistema Único de Saúde (SUS) ao Hospital São José, prestador de serviços de saúde, especificamente para cirurgias de reparação mamária destinadas a pacientes que passaram por tratamento de câncer ou mastectomia.

A indicação sugere que o Executivo Municipal, por intermédio da Secretaria de Saúde, providencie os recursos necessários para suplementar os valores pagos pelo SUS ao Hospital. A justificativa apresentada ressalta a atual dificuldade em encontrar profissionais interessados em realizar esses procedimentos reparadores de mama. Isso se deve, principalmente, à inadequação dos valores pagos pelo sistema público de saúde, que se mostram insuficientes para cobrir os custos envolvidos e estão muito abaixo dos praticados no mercado.

O principal objetivo da medida é possibilitar o acesso dos pacientes à reconstrução mamária, um procedimento fundamental para a recuperação física e emocional das mulheres que enfrentaram o câncer de mama ou tiveram que passar por mastectomia. A complementação dos valores por parte do Poder Público Municipal é vista como um passo crucial para assegurar esse direito básico à saúde e melhorar a qualidade de vida das pacientes afetadas por essas condições.

A indicação foi enviada ao Executivo para ciência da solicitação.