Indicação propõe salas para mulheres vítimas de violência na Saúde

Uma indicação foi protocolada na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, visando a implementação de salas exclusivas destinadas ao atendimento de mulheres vítimas de violência nos serviços de saúde próprios ou conveniados do Sistema Único de Saúde (SUS) do município.

A proposta busca assegurar um espaço seguro e privado para mulheres que enfrentam situações de vulnerabilidade, com acesso limitado de pessoas, garantindo-lhes a necessária privacidade durante o atendimento. O objetivo é o de evitar a revitimização das mulheres e minimizar a exposição a riscos adicionais. Segundo os autores, muitas vezes, mulheres que buscam ajuda em serviços de saúde enfrentam dificuldades em relatar casos de violência em espaços compartilhados, o que pode agravar sua situação e impedir o acesso adequado aos serviços e suportes necessários.

A implementação dessas salas exclusivas proporcionará um ambiente mais acolhedor e seguro, onde as mulheres se sentirão mais confortáveis para compartilhar suas experiências, receber o apoio necessário e serem encaminhadas para os recursos adequados de proteção e assistência.

A indicação foi enviada ao Executivo para ciência da proposta.