Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Indicação sugere lei para punir quem porta drogas em locais públicos

COMPARTILHE

Uma indicação protocolada na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul nesta semana propõe medidas rigorosas para combater o uso de drogas ilícitas em áreas públicas do município. A proposta sugere que o Executivo Municipal, por meio da secretaria competente, elabore um projeto de lei que possibilite a aplicação de sanções administrativas às pessoas flagradas fazendo uso de substâncias proibidas em desacordo com a legislação vigente.

A sugestão de texto para a lei contempla diversos artigos, definindo infrações administrativas e especificando os locais considerados como logradouros públicos. Entre os espaços citados estão avenidas, ruas, praças, áreas de vegetação, além de estabelecimentos comerciais conectados à via pública.

O valor das multas, conforme a proposta, será definido pelo Executivo, sendo que a sugestão é que 70% dos valores arrecadados sejam repassados para a Fundação Municipal de Saúde (FMS) para programas de reabilitação, enquanto os 30% restantes sejam destinados à Polícia Militar.

Uma das medidas mais significativas da proposta é a possibilidade de o infrator se submeter voluntariamente a tratamento para dependência em drogas. Conforme o texto proposto, caso cumpra o tratamento completo, a sanção administrativa seria suspensa e a cobrança da multa cancelada.

A justificativa apresentada ressalta a preocupação crescente com o uso de drogas ilícitas em espaços públicos em Jaraguá do Sul e destaca a importância de estabelecer sanções claras e eficazes para proteger a segurança e a qualidade de vida dos cidadãos. Além disso, ao destinar parte das multas para programas de prevenção e tratamento, e para a Polícia Militar, a proposta visa investir na construção de uma comunidade mais saudável e segura para todos.

A indicação foi enviada ao Executivo para ciência e análise da proposta.