Indicação sugere programa municipal de combate à obesidade

Imagem: Governo Federal

Na sessão desta quinta-feira (23) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, o vereador Jonathan Reinke (Podemos) fez uma indicação legislativa sugerindo à Prefeitura jaraguaense a criação de um programa municipal de controle e combate à obesidade adulta e infantil. A intenção é que as secretarias de Saúde e de Educação trabalhem em conjunto no projeto para que, a partir dele, práticas e hábitos saudáveis sejam incentivados na população da cidade. Para o parlamentar, o Poder Executivo precisa promover a qualidade de vida da sociedade e, com isso, evitar o surgimento de doenças crônicas e comorbidades em decorrência do sobrepeso.

Ao defender a ideia, Reinke relatou que já passou por essa situação, quando chegou a pesar 101,5 kg. Segundo ele, esse foi um período muito difícil de sua vida por conta do preconceito que sofria das pessoas e das complicações de saúde, como dores nas articulações, pressão alta, diabetes, entre outras. Todavia, Jonathan afirma que conseguiu reverter esse quadro de maneira saudável por conta de ter tido acesso a profissionais qualificados como médicos, nutricionistas, educadores físicos e esportistas. “Mas e quem não tem (acesso a profissionais)?”, indaga.

Reinke superou a obesidade com a prática esportiva e boa alimentação Foto: arquivo pessoal

O vereador explica que a Administração Municipal pode fazer parcerias com universidades e outras instituições para fazer o programa de combate à obesidade sair do papel. Para Jonathan, a educação alimentar é o melhor caminho para uma vida mais saudável. Ele adverte que, atualmente, muitas refeições podem ser feitas de forma rápida e prática, mas que não fazem bem para o corpo. “As pessoas não têm mais tempo pra nada, nem para cuidar da própria saúde. O tempo é precioso? É. Mas temos que pensar na saúde a longo prazo. Hoje é mais fácil comprar um pacote de bolacha, fazer um almoço em 10 minutos e seguir a rotina do dia, mas e a longo prazo onde isso vai parar?”, advertiu.

A vereadora Sirley Schappo (Novo) fez coro à ideia. Ela, que é professora aposentada, afirmou que, no seu entendimento, a escola não é um lugar apenas para se aprender a ler, a escrever e a calcular, e sim para ensinar também os mais jovens a ter uma vida com mais qualidade. “Isso realmente traz qualidade de vida as pessoas”, frisou.

A indicação de Reinke foi aprovada por unanimidade e enviada ao Executivo para análise do prefeito Jair Franzner.

Sessão:

Sessão Ordinária - 23/06/2022