Indicações pedem melhorias em várias áreas de Jaraguá do Sul

Na sessão desta terça-feira (27) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, os vereadores aprovaram diversas indicações legislativas, visando melhorias e benefícios para a cidade. As propostas abrangem diferentes áreas, desde infraestrutura e trânsito até acolhimento de vítimas de violência doméstica.

O vereador Jonathan Reinke (Podemos) apresentou três indicações relevantes. A primeira delas solicita que o Executivo Municipal, por meio da secretaria competente, tome providências para substituir a iluminação existente no Centro Esportivo Municipal Doutor Murilo Barreto de Azevedo (Pista de Atletismo), localizado no bairro Tifa Martins, por iluminação em LED. Essa medida, além de atender ao pedido da comunidade, proporcionará uma economia de 60% a 80% em relação ao consumo de energia, segundo o parlamentar.

A segunda indicação solicita que o Executivo Municipal realize um estudo técnico para viabilizar a implementação de energia solar no Centro Esportivo. Essa medida, conforme ele, busca explorar fontes renováveis de energia, visando a sustentabilidade e a redução dos custos de manutenção do centro esportivo.

“Então a partir da instalação dessas placas e também da troca da iluminação existente hoje, eu vejo uma grande oportunidade de economia para os cofres públicos e sustentabilidade daquele local”, frisou.

A terceira indicação de Reinke busca a implementação de uma praça na SC-110, no terreno do município próximo ao Portal Germânico Heinz Bartel, no bairro Rio Cerro II. Essa iniciativa visa criar um espaço de lazer e convívio para a população local.

O vereador Ronnie Leonel Lux (MDB) também apresentou quatro indicações importantes na área de trânsito. Uma que solicita ao Executivo Municipal a pintura de faixa amarela e a instalação de placa proibindo o estacionamento em uma distância de 10 metros da esquina dos cruzamentos ao longo de toda a extensão da Rua Guilherme Cristiano Wackerhagen, no bairro Vila Nova.

Da mesma forma, as demais indicações propõem medidas semelhantes de proibição de estacionamento e segurança no trânsito nas ruas Martim Sathl, Olivio Domingos Brugnado e 25 de Julho (até o semáforo da Ponte Expedicionário Carlos Frederico Vasel), todas no Vila Nova. Essas ações têm como objetivo garantir a segurança viária e facilitar a circulação nas vias públicas.

Além disso, as vereadoras Nina Santin Camello (PP) e Sirley Maria Schappo (Novo) também trouxeram uma proposta que solicita à Prefeitura a doação de um imóvel à Associação Beneficente Novo Amanhã. O objetivo dessa doação seria para a instalação da Casa Izabel, uma unidade de acolhimento feminino destinada a mulheres vítimas de violência doméstica e seus filhos. Essa medida visa fornecer um local seguro e acolhedor para as mulheres em situação de vulnerabilidade e vítimas de violência doméstica.

Todas as indicações foram aprovadas por unanimidade e enviadas ao Executivo para ciência dos pedidos.