Indicações pedem mudanças na carreira de coordenador pedagógico

Na última semana, na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, duas indicações foram protocoladas visando atender demandas fundamentais tanto para os servidores quanto para os alunos das instituições educacionais do município.

A primeira indicação destaca a necessidade de reclassificação salarial para servidores que desempenham o cargo de Coordenador Pedagógico nas escolas municipais. A justificativa apresentada ressalta que a fusão de cargos realizada em 2015 resultou em um acúmulo de responsabilidades para os ocupantes do cargo, sem uma contraproposta financeira. A proposição busca corrigir essa disparidade e alinhar a remuneração com as atribuições desempenhadas por esses profissionais, que desempenham um papel crucial no desenvolvimento do processo pedagógico nas unidades escolares.

A segunda indicação ressalta a necessidade premente de contratação de profissionais técnicos de enfermagem para as escolas jaraguaenses. Atualmente, esses profissionais são disponibilizados apenas para as creches municipais, deixando as escolas desassistidas em termos de saúde. Segundo a matéria, a ausência de técnicos de enfermagem nas escolas tem levado coordenadores pedagógicos e outros membros da equipe administrativa a desempenharem funções que ultrapassam suas atribuições, colocando em risco tanto a saúde dos alunos quanto à conformidade com normas federais que regulam o exercício da enfermagem. A proposta enfatiza a importância desses profissionais para a promoção da saúde preventiva e a garantia de um ambiente escolar seguro.

As duas indicações foram enviadas ao Executivo para ciência das demandas.