Indicações sugerem cultivo de planta repelente de insetos

Duas indicações voltadas para o combate ao mosquito transmissor da dengue e outros insetos entraram na pauta da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul nesta semana. As propostas sugerem que o Poder Executivo, por meio da secretaria competente, viabilize o cultivo da planta crotalária em diversos espaços públicos do município. A crotalária é uma leguminosa de rápido crescimento. Ela é conhecida por possuir um efeito repelente natural contra o mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, bem como contra borrachudos e outros insetos.

A primeira indicação solicita que o cultivo da planta seja realizado em canteiros de avenidas, praças, escolas, unidades de saúde e demais espaços públicos. A justificativa é pautada na necessidade de adotar métodos naturais e eficazes de combate a esses vetores, visando à proteção da saúde pública.

A segunda indicação propõe que o Poder Executivo desenvolva um programa de incentivo à população jaraguaense para o cultivo da planta crotalária. O objetivo é estimular os munícipes a cultivarem essa planta em suas residências e propriedades, contribuindo assim para o combate natural aos mosquitos transmissores de doenças como a dengue. A justificativa ressalta a importância do envolvimento da comunidade nesse processo de prevenção, promovendo a conscientização e a participação ativa no controle desses insetos.

As indicações foram enviadas ao Executivo para ciência dos pedidos.