Instituto Lixo Zero apresenta soluções para resíduos sólidos

A pedido do vereador Jonathan Reinke (Podemos), a embaixadora do Instituto Lixo Zero em Jaraguá do Sul, Ana Vieira, participou da sessão ordinária desta quinta-feira (24) na Câmara Municipal. A entidade no município é conduzida por cinco voluntários, não tem fins lucrativos e trabalha promovendo iniciativas que aumentem ao máximo o reaproveitamento de resíduos sólidos e diminuam o lixo gerado pela cidade. No Brasil, o Instituto foi fundado em 2010 para representar a Zero Waste International Alliance (ZWIA).

O principal motivo para a participação da embaixadora na sessão foi que, no dia 14 de junho, o Samae – que é o responsável pela coleta e destinação do lixo em Jaraguá do Sul – realizou uma conferência para debater e definir as metas do Plano de Saneamento Básico jaraguaense para os próximos 20 anos. As metas aprovadas no encontro vão seguir para o Conselho Municipal de Saneamento Básico e, depois da análise e votação do Conselho, levadas à Câmara de Vereadores para nova votação.

Todavia, Ana Viera salienta que ficaram alguns questionamentos em relação ao Plano que dizem respeito à meta de material reciclado. A embaixadora afirma que é preciso melhorar e aumentar a estimativa da porcentagem de resíduos reciclados em Jaraguá do Sul e pediu apoio dos vereadores sobre a questão. Ela deixou sugestões do que fazer para que isso aconteça, como, por exemplo, aumentar a presença do projeto Saco Verde (que estimula a população a separar os resíduos recicláveis) ampliando-o para também estimular os moradores na separação, coleta e compostagem do lixo orgânico.

Ana lembra que esses resíduos orgânicos podem ser reaproveitados para adubar canteiros, áreas de reflorestamento e locais onde há vegetação. Para isso, o Instituto quer discutir os temas com a comunidade e com os vereadores quando as metas do Plano chegarem ao Legislativo.

Confira a sessão:

Sessão Ordinária - 24/06/2021